Três versões de Orfeu
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..34-41Palavras-chave:
myth, Orpheus, Vinicius de Moraes, Marcel Camus, Carlos Diegues.Resumo
Resumo: Ao se analisarem três criações intertextuais cujo tema é o mito de Orfeu retratam-se três momentos da história brasileira, levando-se em conta elementos do mito e rubricas da peça que serviu de “origem” para os dois filmes. Conclui-se que não só a música e a arte brasileira são louvadas, mas também, através delas, a identidade nacional é retratada.
Palavras-chave: mito; Orfeu; Vinicius de Moraes; Marcel Camus; Carlos Diegues.
Absctract: On analysing three intertextual texts on the theme of the Orpheus myth, this paper argues that they project three moments in Brazilian history. Some elements of the myth and some stage directions by the author of the play that served as “origin” of the other two films are taken into consideration. The conclusion is that not only Brazilian art and music are praised, but, through them, national identity is portrayed.
Keywords: myth; Orpheus; Vinicius de Moraes; Marcel Camus; Carlos Diegues.
Downloads
Referências
AVELLAR, Marcello Castilho de. Orfeu mergulha de volta ao inferno. Estado de Minas, Belo Horizonte, 14 abr. 1999. Espetáculo, p. 6.
CALLADO, Antônio. Orfeu tirou Tom do piano e Vinicius do país. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 set. 1995. Ilustrada, p. 5-12.
CAMUS, Marcel (Dir). Orfeu Negro. França, 1959.
DIEGUES, Carlos (Dir). Orfeu. Brasil, 1999.
LEFEVERE, Andre. Translating literature: Practice and theory in a comparative literature context. New York: The Modern Language Association of America, 1992.
MORAES, Vinicius de. Orfeu da Conceição: uma tragédia carioca. In: ______. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1987.
SANTIAGO, Silviano. Democratização no Brasil – 1979-1981 (Cultura versus arte). In: ANTELLO, Raul et alii (Org.). Declínio da Arte. Ascenção da Cultura. Florianópolis: Obra Jurídica, 1998. p.11-23.
SARTRE, Jean-Paul. Reflexões sobre o racismo. Trad. J. Guinsberg. [s.l.]: Difusão Européia do Livro, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Thais Flores Nogueira Diniz (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).