Da pobreza das imagens à música das palavras
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..213-222Palavras-chave:
cinema, literature, Caio Fernando Abreu.Resumo
Resumo: Podem os filmes aprender algo da literatura? Sem uma discussão teórica, o romance Onde andará Dulce Veiga? de Caio Fernando Abreu respondeu esta questão. Ele representa uma passagem do mundo do simulacro, cheio de imagens banais e jogos metatextuais, tão comuns nos anos 80, para um desejo de contar de novo estórias comuns, presente nos anos 90. Sem negar as imagens midiáticas, uma narrativa contemporânea no cinema e na literatura é redefinida pela procura de uma escritura afetiva.
Palavras-chave: cinema; literatura; Caio Fernando Abreu.
Abstract: Can movies learn anything from literature? Without a theoretical discussion, the novel Onde andará Dulce Veiga? by Caio Fernando Abreu has answered this question. It represents a passage from a world of simulacrum, full of banal images and metatextual games so common in the 80’s, to a desire of retold again ordinary stories, present in the 90’s. Without a denial of mass media images, a contemporary narrative both in cinema and in literature is redefined by the search of an affective writing.
Keywords: cinema; literature; Caio Fernando Abreu.
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