Da pobreza das imagens à música das palavras

Autores

  • Denilson Lopes

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..213-222

Palavras-chave:

cinema, literature, Caio Fernando Abreu.

Resumo

Resumo: Podem os filmes aprender algo da literatura? Sem uma discussão teórica, o romance Onde andará Dulce Veiga? de Caio Fernando Abreu respondeu esta questão. Ele representa uma passagem do mundo do simulacro, cheio de imagens banais e jogos metatextuais, tão comuns nos anos 80, para um desejo de contar de novo estórias comuns, presente nos anos 90. Sem negar as imagens midiáticas, uma narrativa contemporânea no cinema e na literatura é redefinida pela procura de uma escritura afetiva.

Palavras-chave: cinema; literatura; Caio Fernando Abreu.

Abstract: Can movies learn anything from literature? Without a theoretical discussion, the novel Onde andará Dulce Veiga? by Caio Fernando Abreu has answered this question. It represents a passage from a world of simulacrum, full of banal images and metatextual games so common in the 80’s, to a desire of retold again ordinary stories, present in the 90’s. Without a denial of mass media images, a contemporary narrative both in cinema and in literature is redefined by the search of an affective writing.

Keywords: cinema; literature; Caio Fernando Abreu.

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Publicado

2018-03-02

Como Citar

Lopes, D. (2018). Da pobreza das imagens à música das palavras. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 8, 213–222. https://doi.org/10.17851/2317-2096.8.213-222

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Cinema - Todas e Muitas: Deus e o Diabo