O Rosto do Amor
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.9..98-105Resumo
Sabemos que o rosto é um grande ícone da identidade, portanto o estabelecimento de seus traços corresponde, em maior ou menor grau, à configuração tanto de uma subjetividade quanto dos vínculos de pertencimento desse sujeito a uma cultura, uma comunidade. Se a literatura é um modo de cunhar – ou mesmo inventar – esse rosto, há, contudo, obras que, como a de Marguerite Duras, parecem trabalhar num movimento diverso, fazendo o rosto emergir como outro, impedindo a cristalização de sua identidade, atravessando-a constantemente com o estrangeiro, o desconhecimento, o amor à diferença como possibilidade de criação.Downloads
Referências
ANDRADE, Paulo de. O cinema sem imagens. Aletria, Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, FALE/PÓS-LIT/CEL, n. 8, dez. 2001. p. 109-15. (Cinema & Literatura)
BAMBERGER, Hélène et al. Marguerite Duras. Portraits d’auteurs. Paris: Marval, 1997.
BARTHES, Roland. L’empire des signes. Paris: Flammarion, 1970. p. 7-10: Là-bas; p. 119-26: Le visage écrit.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira et al. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v. 3. Cap. 7: Ano Zero – Rostidade, p. 31-61.
DURAS, Marguerite. O amante. 13. ed. Trad. Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
DURAS, Marguerite. O homem sentado no corredor. Trad. Sieni Plastino. Rio de Janeiro: Record, 1987.
DURAS, Marguerite. Olhos azuis cabelos negros. 2. ed. Trad. Vera Adami. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. DURAS, Marguerite. A vida material. Trad. Heloísa Jahan. Rio de Janeiro: Globo, 1989. p. 77-81: O livro.
GUIMARÃES, César. O rosto do outro: ficção e fabulação no cinema segundo Deleuze. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. p. 81-93. (Col. Outros Diálogos, 6)
JABÈS, Edmond. Il n’y a de trace que dans le désert. In: Les livres des marges. Paris: Fata Morgana, 1987. p. 168-75.
LACAN, Jacques. Deus e o gozo d’% Mulher. In: O seminário. Livro 20: mais, ainda. 2. ed. Trad. M.D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 87-104.
LEBELLEY, Frédérique. Marguerite Duras: uma vida por escrito. Trad. Uéliton de Oliveira e Vilma de Katinszky. São Paulo: Página Aberta, 1994.
MOURÃO, Cleonice Paes Barreto. Um rosto-palavra: considerações sobre a escrita da memória em Marguerite Duras. (Texto inédito).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Paulo Andrade (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).