A Atividade Intelectual como Testemunho Solidário?
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.9..175-187Resumo
Este ensaio discute os impasses teóricos que se colocam para a tarefa crítica no contexto do pós-guerra, em especial as relações entre o crítico-empático e as narrativas traumáticas ao qual está exposto. Investiga, também, a possibilidade da solidariedade em uma época em que o repertório humanista está desacreditado devido a sua suposta cumplicidade com políticas nacionalistas e colonialistas. O texto procura pensar qual seria a tarefa da literatura, da arte e do pensamento crítico em geral diante da irrepresentabilidade do sofrimento.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. On the question: What is German? Trad. Thomas Y. Levin. New German Critique. Wisconsin-Milwaukee: Holmes & Meyer Publishers, n. 36, out. 1985, p. 121-131.
ARENDT, Hannah. The Jew as Pariah: Jewish Identity and the Politics in the Modern Age. New York: Schocken Books, 1978.
BAUMAN, Zygmunt. Modernity and the Holocaust. New York: Cornell Press, 1996.
BLANCHOT, Maurice. L’ écriture du désastre. Paris: Gallimard, 1980.
BOYARIN, Daniel; BOYARIN, JONATHAN. Diaspora, Generation and the Ground of Jewish Identity. Critical Inquiry, n. 19, aug. 1993, p. 693-725.
CELAN, Paul. Nächtlich Geschütz. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986, p. 125.
CLIFFORD, James. Travelling Cultures. Cultural Studies, 1992, n. 1, p. 96-116.
DEUTSCHER, Isaac. The Non-Jewish Jew and Other Essays. Londres: Oxford University Press, 1968.
FELMAN, Shoshana; LAUB, Dori. Testimony: Crisis of Witnessing in Literature, Psychoanalysis, and History. New York and London: Routledge, 1992.
FREUD, Sigmund. Mourning and Melancholia. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud. Londres: Hogarth Press, v. 14, 1953-74.
HARTMAN, Geoffrey. Shoah and Intellectual Witness. Partisan Review, Boston, n. 1, jan. 1988.
HUYSSEN, Andreas. After the Great Divide: Modernism, Mass culture, Postmodernism. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1986.
JAMESON, Frederic. Postmodernism or the Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke University Press, 1990.
LANGER, Lawrence. Holocaust Testimonies: the Ruins of Memory. New Haven and London: Yale University Press, 1991.
LYOTARD, Jean-François. Heidegger and “the jews”. Trad. Andreas Michel e Mark Roberts. Minneapolis: Minnesota University Press, 1990.
LYOTARD, Jean-François. The Inhuman. Trad. Geoffrey Bennington e Rachel Bowlby. Stanford: Stanford University Press, 1991.
LYOTARD, Jean-François. The Postmodern Condition: A Report on Knowledge. Trad. Geoffrey Bennington e Brian Massumi. Minneapolis: Minnesota University Press, 1984.
SANTNER, Eric. Postwar/Post-Holocaust/Postmodern: Some Reflections on the Discourses of Mourning. Stranded Objects. Ithaca e Londres: Cornell University Press, 1999, p. 1-30.
TODOROV, Tzvetan. Letter in Homage to Primo Levi. [s.d.].
WHITE, Hayden. Theories of History. (Los Angeles): William Andrews Clark Memorial Library, University of California, Los Angeles, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Rosana Kohl Bines Bines (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).