Produções poéticas em mídias digitais: os clipoemas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.309-320Resumo
O artigo analisa as diversas experiências relacionadas à incorporação das novas mídias digitais aos textos poéticos e pretende demonstrar como os clipoemas, tipo de poesia tecnoeletrônica, continuam um projeto em busca do movimento. Trata-se de uma área recente que incorpora uma grande variedade de procedimentos eletrônico-digitais. O trabalho investiga como os clipoemas criam um jogo entre os signos verbais e outros sistemas significantes. Procurando uma análise sistemática, este artigo sugere uma nova tipologia, baseada no componente tecnológico explorado, bem como tenta explicar as variações estilísticas e modalidades deapresentação dos clipoemas.
Referências
ANTONIO, Jorge Luiz. Estudo e mapeamento da tecno-poesia. A Fonte: revista de arte. Curitiba, ano 3, mar. 2003. Disponível em: http://www.geocities.com/a_fonte_2000/tecnopoesia.htm. Data de acesso: 29 jan. 2008.
ARAÚJO, Ricardo. Poesia visual – vídeo poesia. São Paulo: Perspectiva, 1999.
DAVÍNIO, Caterina. Tecno-Poesia e realtà virtuali: storia, teoria, esperienze tra scrittura, visualità e nuovi media. Mantova, Itália: Editoriale Sometti, 2002. Edição bilíngüe (italiano-inglês).
ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. 1977. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. Poesia multimídia: uma leitura do vídeo Nome, de Arnaldo Antunes. Anais do XV Encontro Nacional da ANPOLL. Niterói. 2000. (CD-Rom)
JAKOBSON, Roman. Lingüística e Comunicação. Trad. Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2. ed. Trad. José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1990.
PLAZA, Julio. Ideografia em videotexto. São Paulo: HUCITEC, 1986.
PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. 1987. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
PLAZA, Júlio; TAVARES, Mônica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: HUCITEC, 1998.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Denise Azevedo Duarte Guimarães (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).