La opacidad de lo real
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.18.2.199-214Palavras-chave:
poesia brasileira, ficção brasileira, ficção argentina, Brazilian poetry, Brazilian fiction, Argentinean fiction.Resumo
Resumo: Este trabalho investiga as possibilidades de uma literatura que trabalha com “restos do real”, analisando práticas de escrita experimentadas desde os anos 1970, na Argentina e no Brasil.
Palavras-chave: poesia brasileira; ficção brasileira; ficção argentina.
Abstract: This paper examines the possibilities of a literature that works with the “remains of the real”, analyzing experimental literary practices since the 1970s in Argentina and Brazil.
Keywords: Brazilian poetry; Brazilian fiction; Argentinean fiction.
Downloads
Referências
BENTES, Ivana. “Quase-cinema. Cosmococa”, Grumo 5, Buenos Aires: Rio de Janeiro, 2006.
BERSANI, Leo. The Culture of Redemption. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
CESAR, Ana Cristina. Álbum de Retazos. Selección, traducción y notas críticas de Luciana Di Leone, Florencia Garramuño y Carolina Puente. Buenos Aires: Corregidor, 2006.
CHEJFEC, Sergio. El punto vacilante. Buenos Aires: Norma, 2005.
CLARK, Lygia. Lygia Clark. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1998.
CLARK, Lygia-Hélio Oiticica. Cartas, 1964-1974. Río de Janeiro: UFRJ, 1996.
COELHO, Frederico Oliveira. Apresentação e transcrição de Vigilia, de Hélio Oiticica. Margens/Márgenes, Belo Horizonte, n. 8, p. 86-87, 2006.
DERRIDA, Jacques. On Touching – Jean-Luc Nancy. Stanford: Stanford University Press, 2005.
DERRIDA, Jacques. Mal d’Archive. Paris: Galilée, 1995.
FERNÁNDEZ, Nancy. Cucurto y Zelarrayán. En: www.elinterpretador.net/29 NancyFernandezCucurtoYZelarayan.html.
FRANCO, Jean. The Decline and Fall of the Lettered City. Latin America and the Cold War. Cambridge: Harvard University Press, 2000.
GARRAMUÑO, Florencia. La tersura áspera de lo real. Poesía y sentidos. Grumo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 102-109, 2007.
GARRAMUÑO, Florencia, Gonzalo Aguilar y Luciana di Leone, Experiencia, cuerpo y subjetividades. Rosario: Beatriz Viterbo, 2007.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Um eu encoberto. In: GASPARI, Elio; HOLLANDA, Heloisa Buarque de; VENTURA, Zuenir. 70/80. Cultura em trânsito. Da Repressão à Abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. “Introdução”. 26 Poetas Hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1998.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Depois do poemão. In: GASPARI, Elio; HOLLANDA, Heloisa Buarque de; VENTURA, Zuenir. 70/80. Cultura em trânsito. Da Repressão à Abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
HUYSSEN, Andreas. Mapping the Postmodern. In: ______. After the Great Divide. Modernism, Mass Culture, Postmodernism. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1986.
JAY, Martin. Songs of Experience. Modern American and European Variations of a Universal Theme. Berkeley: University of California Press, 2005.
KAMENSZAIN, Tamara. La boca del testimonio. Buenos Aires: Norma, 2007.
LACOUE-LABARTHE, Philippe. Poetry as Experience. Stanford: Stanford University Press, 1999.
LADDAGA, Reinaldo. Espectáculos de realidad. Rosario: Beatriz Viterbo, 2007.
LAMBORGHINI, Osvaldo. Poemas 1969-1985. Edición al cuidado de César Aira. Buenos Aires: Sudamericana, 2004.
LISPECTOR, Clarice. A via crucis do Corpo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1974.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. Visão do Esplendor. São Paulo: Francisco Alves, 1975.
LISPECTOR, Clarice. A Legião Estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1964.
LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. Para não Esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1969.
LUDMER, Josefina. El género gauchesco. Un tratado sobre la patria. Buenos Aires: Sudamericana, 1988.
LUDMER, Josefina. Literaturas postautónomas. Ciberletras. Revista de Crítica Literaria y de Cultura, n. 17, Julio 2007.
MELO MIRANDA, Wander. Memórias: modos de usar. In: CUNHA, Eneida Leal (Org.). Leituras Críticas sobre Silviano Santiago. Salvador, Perseu Abramo; Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MORICONI, Ítalo. The hour trash of Clarice Lispector. In: Brazil 2001. A Revisionary History of Brazilian Literature and Culture. Número especial de Portuguese Literary and Cultural Studies, v. 4/5, Spring/Fall 2000.
NANCY, Jean-Luc. The Birth to Presence. Stanford: Stanford University Press, 1993.
NOLL, João Gilberto. O Cego e a Dançarina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
OITICICA, Hélio. Héliotape, en Sailormoon, Waly. Me Segura qu’eu vou dar um troço. Rio de Janeiro: Aeroplano; Biblioteca Nacional, 2003.
OITICICA, Hélio. Vigília. Margens-Márgenes, Belo Horizonte, n. 8, jan-jun. 2006.
OITICICA, Hélio. Anotações sobre o Parangolé. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
ORNELLAS, Sandro. A narrativa subjetivante de João Gilberto Noll. Revista Verbo, Salvador, N° 21, 2009.
PEIXOTO, Martha. Passionate Fictions: Gender, Narrative and Violence in Clarice Lispector. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1994.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Retrato de época: anos 70. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.
SANTIAGO, Silviano. Nas Malhas da Letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SANTIAGO, Silviano. A gramática da anarquia. Revista Piauí, Rio de Janeiro: Alvinegra, 2006.
SANTIAGO, Silviano. Bestiário. Cadernos de Literatura Brasileira. Clarice Lispector. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2004.
SÜSSEKIND, Flora. Vidrieras astilladas. Buenos Aires, Corregidor, 2003.
ZELARAYÁN, Ricardo. La piel de Caballo. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Florencia Garramuño (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).