Uma abordagem comparativa da ironia: conceito, tropo e performance
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.1.49-62Palavras-chave:
ironia, Paul de Man, Friedrich Schlegel, irony.Resumo
Resumo: No presente artigo identificamos uma compreensão da ironia que é comum ao primeiro-romântico alemão Friedrich Schlegel e ao crítico Paul de Man. Nessa linhagem, a ironia é entendida antes como tropo e performance do que como conceito, o que tem consequências para a própria legibilidade do discurso.
Palavras-chave: ironia, Paul de Man, Friedrich Schlegel.
Abstract: We pursue in this paper an understanding of irony which is shared by both the German author Friedrich Schlegel and the critic Paul de Man. Irony is rather understood as a trope and as a performative act than as a concept, which has indeed consequences to the very legibility of texts.
Keywords: irony; Paul de Man; Friedrich Schlegel.
Downloads
Referências
DE MAN, Paul. The concept of irony. In: ____. Aesthetic ideology. 4. ed, Minneapolis/ London: University of Minnesota Press, 2006. p. 163-184.
FINLAY, Marike. The romantic irony of semiotics: F. Schlegel and the crisis of representation. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton de Gruyter, 1988.
FRANK, M. Allegorie, Witz, Fragment, Ironie. Friedrich Schlegel und die Idee des zerrissenen Selbst. In: REIJEN, Willem van. Allegorie und Melancholie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992.
SZCREPANSKI, Jens. Subjektivität und Ästhetik. Bielefeld: Transkript, 2006.
SCHLEGEL, F. Kritische Friedrich-Schlegel-Ausgabe. München/Paderborn/Wien, Ferdinand Schöningh, 1967. v. II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Wilma Patricia Marzari Dinardo Maas (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).