Um crime nas brumas do porto: O polar à la Simenon
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.9-19Palavras-chave:
Georges Simenon, literatura francófona, romance policialResumo
Estudo da narrativa O porto das brumas (1932), de Georges Simenon, a partir do exame das características principais do romance policial e da relação do autor com esse gênero, no contexto da literatura francófona. Serão abordadas as estratégias narrativas identificadas na obra, considerando o porto como espaço de encenação do crime, o método intuitivo do comissário de polícia Maigret, bem como a valorização do humanismo dos personagens em sua investigação.
Downloads
Referências
DE FALLOIS, Bernard. Simenon. Paris: Gallimard, 2003.
NARCEJAC, Thomas. Le roman policier. In: ______. Histoire des littératures. Paris: Gallimard, 1978. v. III, p. 1.696-1.723. (Encyclopédie de la Pléiade.)
REUTER, Yves. Le roman policier. Paris: Armand Colin, 2007.
SIMENON, Georges. O porto das brumas. Trad. Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Porto Alegre: L&PM, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Márcia Arbex (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).