O enfermeiro e a lei da equivalência das janelas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.59-66Palavras-chave:
doença, crime, justiça, dúvidasResumo
O conto “O enfermeiro”, de Machado de Assis, encena as dificuldades de cuidar de um doente irascível e de julgar se houve ou não crime em sua morte provocada por quem era responsável por sua saúde.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. In: ______. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1962. v. II.
ASSIS, Machado de. Várias histórias. In: ____. Obra completa. Rio de janeiro: Aguilar, 1971. v. I.
DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
ERASMO. O elogio da loucura. Trad. Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães, 1996.
FREUD, Sigmund. Criminosos em conseqüência de um sentimento de culpa. In: ______. A história do movimento psicanalítico. Artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1974. p. 375-377. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, XIV).
NETTO, Geraldino Alves Ferreira. Sentimento de culpa e religião. In: SILVA, Antonio Franco Ribeiro da (Org.). Culpa. Aspectos psicanalíticos, culturais & religiosos. São Paulo: Iluminuras, 1998. p. 71-81.
SANTIAGO, Silviano. Retórica da verossimilhança. In: ______. Uma literatura nos trópicos. Ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 29-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ruth Silviano Brandão (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).