Crime, violência e maldade na “Literatura do Norte”, uma problemática em questão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.211-226Palavras-chave:
banditismo, mal, “Literatura do Norte”Resumo
Nos romances constituintes da “Literatura do Norte”, de Franklin Távora, o crime, a violência e a maldade são temas recorrentes. A escolha de bandidos e tipos marginalizados, como protagonistas de suas obras, sugere que, além do objetivo primeiro de exaltar os tipos humanos, as figuras lendárias e os heróis tradicionais da região, o autor constrói romances que investigam os meandros interiores da alma humana e buscam compreender as forças motrizes direcionadoras das escolhas individuais. A partir da concepção de que a literatura funciona como um instrumento de sondagem do eu e do outro, dos anseios e desejos mais obscuros do homem, o artigo objetiva discutir como o tratamento desses temas, na produção de Franklin Távora, revela, por um lado, a cosmovisão do autor, permeada pela confluência de estilos literários, ideologias e teorias filosófico-cientificistas em um momento de transformação do país; por outro, põe em pauta um questionamento primordial sobre o Mal e suas consequências.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Retórica das paixões. Trad. Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARROS, Roque Spencer Maciel. A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo, Convívio: Universidade de São Paulo, 1986.
BARROSO, Gustavo. Heróis e bandidos: os cangaceiros do Nordeste. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931.
BATAILLE, Georges. Le Mal. In: ______. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1971. v. 3.
BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Trad. Suely Bastos. Porto Alegre: L&PM, 1989.
BATISTA, Sebastião Nunes. Antologia da literatura de cordel. Natal: Gráfica Manimbu/ Fundação José Augusto, 1977.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: MORENO, César F. América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. (Momentos decisivos). 8. ed. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1997. v. 2.
CASCUDO, Luís da C. Cinco livros do povo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.
CASCUDO, Luís da C. Flor dos romances trágicos. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1966.
COSTA, Francisco. A. Pereira. Folk-lore pernambucano. 2. ed. Recife: CEPE, 2004.
DAUS, Ronald. O ciclo épico dos cangaceiros na poesia popular do nordeste. Trad. Rachel Teixeira Valença. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982.
ELIAS, Norbert. O processo civilizacional. Trad. Lídia Campos Rodrigues. Lisboa: Dom Quixote, 1989. v. 1.
FERRERAS, Norberto O. Bandoleiros, cangaceiros e matreiros: revisão da historiografia sobre banditismo social na América Latina. História, Franca, v. 22, n. 2, p. 211-226, ago. 2003.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. O fogo de Prometeu e o escudo de Perseu: reflexões sobre a mentalidade e o imaginário. Signum, n. 5, p. 73-116, 2003.
GAMA, José Bernardo Fernandes. Memórias históricas da Província de Pernambuco. 2. ed. Recife: Arquivo Público Estadual, 1977. v. 2.
HOBSBAWM, Eric J. Bandidos. 2. ed. Trad. Donaldson Magalhães Garschagen. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1976.
PERNAMBUCANO DE MELLO, Frederico. Guerreiros do sol: violência e banditismo no Nordeste do Brasil. 4. ed. São Paulo: A Girafa, 2004.
QUEIROZ, Maria Isaura P. Os cangaceiros. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 5. ed. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1988.
SALIBA, Elias Thomé. As utopias românticas. São Paulo: Brasiliense, 1991.
STAROBINSKI, Jean. As máscaras da civilização. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
TÁVORA, Franklin. A liberdade de ensino. Recife: Tipografia do Jornal do Recife, 1868.
TÁVORA, Franklin. O matuto: crônica pernambucana. 2. ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1902.
TÁVORA, Franklin. O Cabeleira. 8. ed. São Paulo: Ática, 1998.
TÁVORA, Franklin. Lourenço: crônica pernambucana. São Paulo: Ediouro, [s. d.].
WECKMANN, Luis. La herencia medieval del Brasil. México: Fondo de Cultura Econômica, 1993.
ZOLA, Émílio. Teresa Raquin. Trad. Jorge Reis. Lisboa: Guimarães, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ana Márcia Alves Siqueira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).