Para além dos princípios da ordem
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.2.78-93Palavras-chave:
Gênero, corpo, transgressãoResumo
O presente ensaio discute o processo de reescrita da história por sujeitos marginalizados, como elemento capaz de possibilitar o aparecimento de vozes comumente silenciadas. Focalizando o romance O deus das pequenas coisas de Arundathi Roy, este texto examina, a partir de uma perspectiva de gênero, os movimentos de desordem elaborados pela via do corpo e da escrita numa tentativa de questionar e desestabilizar discursos totalitários.
Downloads
Referências
ACHEBE, Chinua. An Image of Africa: Racism in Conrad’s Heart of Darkness. London: Penguin, 2000.
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. Corpos fronteiriços em deslocamentos culturais: a política do corpo em O deus das pequenas coisas. In: GAZZOLA, Ana Lúcia; DUARTE, Constância Lima; ALMEIDA, Sandra Regina Goulart (Org.). Gênero e representação em literaturas de língua inglesa. Belo Horizonte: Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, 2002. p. 92-98.
AUSTIN, J. L. How to Do Things With Words. Oxford, New York: Oxford University Press, 1988.
BARAT, Urbashi. History, Community and Forbidden Relationships in The God of Small Things. In: DHAWAN, R. K. (Ed.). Arundhati Roy: The Novelist Extraordinary. New Delhi: Prestige, 1999. p. 84-99.
BRANDÃO, Izabel. Grace Nichols e o corpo como poética da resistência. In: ______ (Org.). Corpo em revista: olhares interdisciplinares. Maceió: EDUFAL, 2005. p. 99-121.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CRAWFORD, Patricia; LONG, Jane. History. In: CODE, Lorraine (Ed.). Encyclopedia of Feminist Theories. London: Routledge, 2000. p. 249-252.
DERRIDA, Jacques. The Law of Genre. In: ______. Acts of Literature. Edited by Derek Attridge. New York: Routledge, 1992. p. 221-252.
FESTINO, Cielo G. Uma praja ainda imaginada: a representação da Nação em três romances indianos de língua inglesa. Sâo Paulo: Nankin; EDUSP, 2007.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004.
FREUD, S. Totem e tabu. In: ______. Totem e tabu e outros trabalhos (1913-1914). Rio de Janeiro. Imago, 1974. p. 13-191.
GALLOP, Jane. The Daughter’s Seduction: Feminism and Psychoanalysis. New York: Cornell University Press, 1984.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
HANCIAU, Nubia. Migração da feiticeira para a América: da História à Literatura. In: PORTO, Maria Bernadette. (Org.). Identidades em trânsito. Niterói: EdUFF/ABECAN, 2004. p. 111-136.
LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 1976.
RAY. Mohit Kumar. “Locusts Stand I”: Some Feminine Aspects of The God of Small Things. In: DHAWAN, R. K. (Ed.). Arundhati Roy: The Novelist Extraordinary. New Delhi: Prestige, 1999. p. 49-64.
ROY, Amitabh. The God of Small Things: A Novel of Social Commitment. New Delhi: Atlantic, 2005.
ROY, Arundhati. The God of Small Things. New York: Harper Perennial, 1997.
ROY, Arundhati. O deus das pequenas coisas. Trad. José Rubens Siqueira. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SATPATHY. Sumanyu. The Code of Incest in The God of Small Things. In: DHAWAN, R. K. (Ed.). Arundhati Roy: The Novelist Extraordinary. New Delhi: Prestige, 1999.
p. 132-143.
SHOHAT, Ella. Tabbo Memories, Diasporic Voices. Durham, London: Duke University Press, 2006.
SHOWALTER, Elaine. The Female Malady: Women, Madness and English Culture, 1830-1980. New York: Penguin Books, 1985.
SMITH, Johanna M. “Too Beautiful Altogether”: Ideologies of Gender and Empire in Heart of Darkness. In: CONRAD, Joseph. Heart of Darkness: A Case Study in Contemporary Criticism. Edited by Ross C. Murfin. New York: Bedford-St. Martin’s, 1996. p. 169-184.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, Cary; GROSSBERG, Lawrence (Ed.). Marxism and the Interpretation of Culture. Chicago: University of Illinois Press, 1988. p. 271-313.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Alcione Cunha Silveira (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).