Uma utopia possível: o cosmopolitismo na arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.2.127-143Palavras-chave:
cosmopolitismo, arte contemporânea, Amitav Ghosh, Jitish KallatResumo
Este ensaio discute a relevância do cosmopolitismo na literatura e na arte contemporâneas, em especial na obra de Amitav Ghosh e Jitish Kallat, focalizando uma possível dimensão utópica em sua abordagem das relações transnacionais no passado e no presente.
Downloads
Referências
ADAJANIA, Nancy. “Global” Art: Institutional Anxiety and the Politics of Naming. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2011.
APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.
APPIAH, Kwame Anthony. Cosmopolitanism. Ethics in a World of Strangers. New York: Norton, 2006.
ASHCROFT, Bill. Transnation. In: WILSON et al. (Ed.). Rerouting the Postcolonial: New Directions for the New Millenium. London/New York: Routledge, 2010. p. 72-85.
BHABHA, Homi. DissemiNation. In: ______. The Location of Culture. London: Routledge, 1994. p. 139-170.
BOEHMER, Elleke. Colonial and Postcolonial Literature: Migrant Metaphors. Oxford: Oxford UP, 1995.
GHOSH, Bishnupriya. When Borne Across: Literary Cosmopolitics in the Contemporary Indian Novel. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press: 2004.
GHOSH, Amitav. In an Antique Land. New Delhi: Ravi Dayal; Penguin, 2009.
GOSH, Amitav. The Iman and the Indian. New Delhi: Penguin; Ravi Dayal, 2008.
GHOSH, Amitav. The Shadow Lines. London: John Murray, 2011.
GHOSE, Madhuvanti. From Vivekananda to Kallat. In: ______. (Ed.). Jitish Kallat. Chicago: The Art Institute of Chicago, 2011. p. 9-25.
DASGUPTA, Uma. Tagore’s Vision for the Future. Disponível em: <http://santiniketanasi.org/cms/content/tagore%E2%80%99s-vision-future-uma-dasgupta>. Acesso em: 10 set. 2011.
DESAI, Kiran. Kiran Desai: exclusive interview. Disponível em: <http://www.theman bookerprize.com/perspective/qanda/40>. Acesso em: 11 set. 2007.
GLOBAL ART Symposium. Disponível em: <http://www.aica.at/news/symposium-global-art/>. Acesso em: 10 dez. 2011.
HARSH, N. S. Nations. Disponível em: <http://www.iniva.org/exhibitions_projects/2009/nations>.
JAMESON, Fredric. Marxism and Form. Princeton: Princeton UP, 1971.
KALLAT, Jitish. GPS Coding the Imagination: Can You Tell Where the Artist is Looking? Disponível em: <http://www.summeracademy.at/media/pdf/pdf795.pdf>. Acesso em: 30 set. 2011.
KOLDZIEJCZYK, Dorota. Cosmopolitan Provincialism in a Comparative Perspective. In: WILSON et al. (Ed.). Rerouting the Postcolonial: New Directions for the New Millenium. London/New York: Routledge, 2010. p. 151-162.
RUSHDIE, Salman. Notes on Writing and the Nation. In: ______. Step Across This Line. Collected Nonfiction 1992-2002. New York: The Modern Library, 2003. p. 58-61.
RUSHDIE, Salman. Imaginary Homelands. In: ______. Imaginary Homelands. Essays and Criticism 1981-1991. New York: Viking, 1991. p.1-21.
SPENCER, Robert. Cosmopolitan Criticism. In: WILSON et al. (Ed.). Rerouting the Postcolonial: New Directions for the New Millenium. London/New York: Routledge, 2010. p. 36-47.
TAGORE, Rabindranath. The Home and the World. Disponível em: <http://www.sacred-texts.com/hin/tagore/homewrld/index.htm>. Acesso em: 10 set. 2011.
WILSON, Janet, SANDRU, Cristina; WELSH, Sarah Lawson (Ed.). Rerouting the Postcolonial: New Directions for the New Millenium. London/New York: Routledge, 2010.
WIRES, Richard. The Politics of the Nobel Prize in Literature. How the Laureates Were Selected, 1901-2007. Lewinston, NY: Edwin Mellen, 2008.
VIVEKANANDA, Swami. Speech at the World Parliament of Religions. Disponível em: <http://www.swamij.com/swami-vivekananda-1893.htm>. Acesso em: 1 out. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eliana Lourenço de Lima Reis (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).