Letramentos migrantes: redefinindo a mobilidade do conhecimento na era digital
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.12-28Palavras-chave:
letramento, mobilidade, conhecimentoResumo
Este trabalho discute vários contextos de migrações literárias do início do século 21 que estão mudando a forma como lemos textos literários, os questionamentos que fazemos e as perguntas que julgamos relevantes. Como as ideias viajam através do tempo e espaço na era digital? Como o literário se engaja em questões sociais, políticas, de tempo e de espaço em uma era de conexões transnacionais intensas? Como os conceitos de mobilidade de conhecimento estão mudando o que chamamos de literário e como os processos de globalização estão mudando o que chamamos de migração? Qual o papel do inglês na circulação de ideias e na criação de valor literário? Considerando o letramento como uma prática de construção de significados com a qual leitores se engajam, que tipo de novos letramentos são necessários em nossa era de intensas mudanças? Este trabalho adapta o conceito de letramentos transnacionais de teóricos como Gayatri Spivak com o objetivo de discutir debates atuais sobre os letramentos digitais daqueles sujeitos considerados “nativos digitais”, cuja mobilidade imaginativa é proporcionada pelas novas mídias, e o interesse atual da literatura em valorizar a mobilidade e reconsiderar as condições materiais que permitem tal valorização.
Referências
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.
ATWOOD, Margaret. The journals of Susannah Moodie. Toronto: Oxford University Press, 1970.
ATWOOD, Margaret. Oryx and crake. Toronto: McClelland and Stewart, 2003.
ATWOOD, Margaret. The year of the flood. Toronto: Random House Canada, 2009.
BECK, Ulrich. The cosmopolitan vision. Trans. Ciaran Cronin. London: Polity, 2006.
BERLAND, Jody. Mobility. In: BENNETT Tony; GROSSBERG Lawrence; MORRIS
Meaghan (Ed.). New keywords: a revised vocabulary of culture and Society. Malden & Oxford: Blackwell, 2005. p. 217-219.
BIESTA, Gert J. J. Learning democracy in school and society: education, lifelong learning, and the politics of citizenship. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.
BIRNS, Nicholas. Theory after theory: an intellectual history of literary theory from 1950 to the early twenty-first century. Peterborough: Broadview, 2010.
BRATHWAITE, E.K. History of the voice. London: New Beacon, 1984.
BUILDING Global democracy website. Available on: http://www.buildingglobal democracy.org. Accessed on: 1 Mar. 2012.
COLEMAN, William D.; SZEMAN, Imre; RETHMANN, Petra. Introduction: cultural autonomy, politics, and global capitalism. In: Petra RETHMANN, Imre; SZEMAN; William D.; COLEMAN (Ed.) Cultural autonomy: friction and connections. Vancouver: University of British Columbia Press, 2010. p. 1-27.
DEVEREUX, Cecily; SIMPSON, Mark. Jamming – the traffic issue. English Studies in Canada, v. 36, n. 1, p. 1-14, 2010.
GLOBALIZATION and autonomy compendium. Available at: http://globalautonomy. ca/global1/news.jsp. Accessed on: 1 Mar. 2012.
GOLDBERG, David Theo. Praise the Web. PMLA, v. 126, n. 2, p. 448-54, 2011.
GRAFF, Harvey. Literacy studies and interdisciplinary studies: reflections on history and theory. In: FOSHAY, Raphael (Ed.). Valences of interdisciplinarity. Edmonton: University of Athabaska Press, 2012. p. 273-307.
HARVEY, David. The condition of postmodernity: an enquiry into the origins of cultural change. Cambridge, MA: Blackwell, 1990.
ITO, Mizuko et al. Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media. Boston, Mass.: MIT Press, 2009.
JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York/ London: New York University Press, 2006.
JENKINS, Henry et al. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Cambridge, Mass./London: MIT Press, 2009.
KLEIN, Julie Thompson. Interdisciplinarity, humanities, and the terministic screens of definition. In: FOSHAY, Raphael (Ed.). Valences of interdisciplinarity. Edmonton: University of Athabaska Press, 2012. p. 137-164.
MOONEY, Annebelle; EVANS, Betsy. Migration. In: MOONEY, Annebelle. (Ed.). Globalization: the key concepts. London: Routledge, 2007. p. 166.
MOONEY, Annabelle; EVANS, Betsy. Mobility. In: MOONEY, Annebelle. (Ed.). Globalization: the key concepts. London: Routledge, 2007. p. 166-167.
PAPASTERGIADIS, Nikos. Wars of mobility. European Journal of Social Theory, v. 13, n. 3, p. 343-361, 2010.
PENNYCOOK, Alastair. Global Englishes and transcultural flows. London/New York: Routledge, 2007.
PHUNG, Malissa. Are people of colour settlers too? In: MATHUR, Ashok; DEWAR, Jonathan; DEGAGNE, Mike (Ed.). Cultivating Canada: reconciliation through the lens of cultural diversity. Ottawa: Aboriginal Healing Foundation Research Series, 2011. p. 291-298.
SAID, Edward. Traveling theory. In: SAID, Edward. The world, the text and the critic. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1983. p. 157-181.
SIEMERLING, Winfried; CASTEEL, Sarah Phillips (Ed.). Canada and its Americas: transnational navigations. Montreal/Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2010.
SCHILLER, Nina Glick; TSYPYLMA Darieva; GRUNER-DOMIC, Sandra (Ed.). Defining cosmopolitan sociability in a transnational age: an introduction. Ethnic and Racial Studies, v. 34, n. 3, p. 399-418, 2011.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. A critique of postcolonial reason: toward a history of the vanishing present. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1999.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Death of a discipline. New York: Columbia University Press, 2003.
STOLOW, Jeremy. Wired religion: spiritualism and telegraphic globalization in the nineteenth century. In: STREETER, S. M.; J. C. WEAVER; COLEMAN, W. D. (Ed.). Empires and autonomy: moments in the history of globalization. Vancouver: University of British Columbia Press, 2009. p. 79-92.
SZEMAN, Imre. Neoliberals dressed in black; or, the traffic in creativity. ESC, v. 36, n. 1, p. 15-36, 2010.
SZEMAN, Imre. Literature and energy futures. PMLA, v. 126, n. 2, p. 323-25, 2011.
THOMAS, Douglas; BROWN, John Seely (Ed.). A new culture of learning: cultivating the imagination for a world of constant change. [S.l]: CreateSpace, 2011.
TSING, Anna Lowenhaupt. Friction: an ethnography of global connection. Princeton: Princeton University Press, 2005.
YAEGER, Patricia. Editor’s column: literature in the ages of wood, tallow, coal, whale oil, gasoline, atomic power, and other energy sources. PMLA, v. 126, n. 2, p. 305-10, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Diana Brydon (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).