Poesia, diáspora e migração: quatro vozes femininas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.161-175Palavras-chave:
migração, poesia feminina, diáspora africanaResumo
O presente trabalho pretende colocar em diálogo a produção poética de quatro autoras afrodescendentes contemporâneas (Dionne Brand, Lucille Clifton, Conceição Evaristo e Marie- Célie Agnant), com o intuito de verificar de qual maneira elas abordam e atualizam temas caros à diáspora africana que originou as sociedades nas quais elas se formaram. Por outro lado, pretende-se verificar como o processo migratório de duas delas (Brand e Agnant) interfere na elaboração do próprio universo poético, atualizando as questões da diáspora à luz das perspectivas globais contemporâneas.
Downloads
Referências
AGNANT, Marie-Célie. Balafres. Montreal: CIDHICA, 1994.
ALMEIDA, Sandra Regina Goulart. A nova diáspora e a literatura de autoria feminina contemporânea. In: CAVALCANTI, Ildney; LIMA, Ana Cecília; SCHNEIDER, Liane (Org.). Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidades. Maceió: EDUFAL, 2006. p. 191-199.
BRAND, Dionne. A map to the door of no return: notes to belonging. Toronto: Vintage, 2001.
BRAND, Dionne. Inventory. Toronto: McClelland & Stewart, 2006.
BRYDON, Diana. Dionne Brand’s global intimacies: practising affective citizenship. Quarterly, University Toronto, v. 76, n. 3, p. 990-1006, Summer 2007.
CLIFFORD, James. Diasporas. Cultural Anthropology, v. 9, n. 3, p. 302-338, Aug. 1994.
CLIFTON, Lucille. Blessing the boats: new and selected poems 1988-2000. New York: Boa Editions, 2000.
DAVIES, Carole Boyce. Black, women, writing and identity: migrations of the subject. New York: Routledge, 1994.
DAVIES, Carole Boyce. Mulheres caribenhas escrevem a migração e a diáspora. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 747-630, 2010.
EVARISTO, Conceição. Poemas de recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
FONSECA, Maria Nazareth Soares. Vozes femininas em afrodicções poéticas: Brasil e África portuguesa. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010. p. 285-294.
GIACOMINI, Sonia Maria. Mulher e escrava: uma introdução histórica ao estudo da mulher negra no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1988.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Moreira. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2001.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Trad. Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.
GOMES, Heloisa Toller. Visíveis e invisíveis grades: vozes de mulheres na escrita afro- descendente contemporânea. Caderno Espaço Feminino, v. 12, n. 15, ago.-dez. 2004.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
HARRIS, Leila. Em trânsito: o lar da diáspora nos contos de Dionne Brand. In: ALMEIDA, Sandra Regina G.; DINIZ, Dilma Castelo Branco; DOS SANTOS, José (Org.). Migrações teóricas, Interlocuções culturais. Belo Horizonte: Argomentum Editora, 2009. p. 87-96.
HOOKS, Bell. Intelectuais negras. Trad. Marcos Santarrita. Estudos Feministas, ano 3, n. 2, p. 464-478, 1995.
MCKITTRICK, Katherine. Demonic grounds: black women and the cartographies of struggle. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006.
NDIAYE, Pap. La condition noire. Essai sur une minorité française. Paris: Gallimard, 2009.
SPIVAK, Gayatri Chakravotry. Diasporas old and new: women in the transnational world. Textual Practice, p. 245-296, 1996.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SAID, Edward. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, 128 p.
SAFRAN, William. Diasporas in modern societies: myths of homeland and return. Diaspora, v. 1, n. 1, p. 83-99, Spring 1991.
SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
SASSEN, Saskia. The global city: New York, London, Tokio. Princeton: Princeton University Press, 2001.
SCOTT, David. That event, this memory: notes on the anthropology of diaspora in the New World. Diaspora, v, 1, n. 3, p. 261-284, 1991.
TILLIS, Antonio. Mulher, negra, caribenha, canadense e lésbica: representando os vários “selves” na poesia de Dionne Brand. In: ALMEIDA, Sandra Regina Goulart; DINIZ, Dilma Castelo Branco; DOS SANTOS, José (Org.). Migrações teóricas, interlocuções culturais. Belo Horizonte: Argumentum Editora, 2009. p. 149-162.
WALCOTT, Rinaldo; SANDERS, Leslie. At the Full and Chane of CanLit: an interview with Dionne Brand. Canadian Women Studies/ Les Cahiers de la Femme, v. 20, n. 2, p. 22- 26, 2000. Disponível em: http:// PI.library.yorku.ca/ojs/índex.php/cws/issue/view/443/showToc. Acesso em: 26 mar. 2011.
WALTER, Roland. Afro-América: diálogos literários na diáspora negra das América. Recife: Coleção & Letras, 2009.
WALTERS, Wendy. At home in diaspora. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).