Andreas Müller-Pohle: poesia visual e de-figuração

Autores

  • Isabel Florêncio-Pape Universidade de Hamburgo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.151-166

Palavras-chave:

de-figuração, informe, Andreas Müller-Pohle, fotografia abstrata

Resumo

Este texto discute a fotografia abstrata como forma poética focalizando a obra do artista alemão Andreas Müller-Pohle. Desde a década de 1970, Müller-Pohle explora diferentes procedimentos que, apesar de baseados nos princípios da fotografia analógica, subvertem, em diferentes níveis, certas regras clássicas do processo fotográfico. Ao contrário do que o caráter programático do processo fotográfico exige, o artista explora-o como recurso criativo, no qual a mecânica e a racionalidade dão lugar ao imprevisto, ao devaneio das formas. Müller-Pohle utiliza certos recursos do processo fotográfico para além da sua função clássica de “trazer de novo”, de forma semelhante, um objeto existente no mundo. A abordagem feita considera a fotografia abstrata como poesia visual e discute o trabalho de Müller-Pohle como um meio conceitual de endereçar questões em torno do figural.

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Publicado

2014-08-30

Como Citar

Florêncio-Pape, I. (2014). Andreas Müller-Pohle: poesia visual e de-figuração. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 24(2), 151–166. https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.151-166

Edição

Seção

Dossiê - Literatura e Fotografia - Poéticas das Imagens