Andreas Müller-Pohle: poesia visual e de-figuração
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.151-166Palavras-chave:
de-figuração, informe, Andreas Müller-Pohle, fotografia abstrataResumo
Este texto discute a fotografia abstrata como forma poética focalizando a obra do artista alemão Andreas Müller-Pohle. Desde a década de 1970, Müller-Pohle explora diferentes procedimentos que, apesar de baseados nos princípios da fotografia analógica, subvertem, em diferentes níveis, certas regras clássicas do processo fotográfico. Ao contrário do que o caráter programático do processo fotográfico exige, o artista explora-o como recurso criativo, no qual a mecânica e a racionalidade dão lugar ao imprevisto, ao devaneio das formas. Müller-Pohle utiliza certos recursos do processo fotográfico para além da sua função clássica de “trazer de novo”, de forma semelhante, um objeto existente no mundo. A abordagem feita considera a fotografia abstrata como poesia visual e discute o trabalho de Müller-Pohle como um meio conceitual de endereçar questões em torno do figural.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAL, Mieke. Reading Rembrandt: Beyond the Word-Image Opposition. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
BALZAC, Honoré de. A obra-prima ignorada. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Comunique Editorial, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Tradução de Luciana A. Penna. Campinas: Papirus, 1997.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOIS, Yves-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. New York: Zone Books, 1999.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Machado (Coord.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Boris Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34,1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Formlose Ähnlichkeit oder die Fröhliche Wissenschaft des Visuellen nach Georges Bataille. München: Wilhelm Fink Verlag, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Coda: la muse du chiffonnier (historie et imagination). In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Paris: Gallimard, 2002. p. 127-141.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D’água, 1998.
FLUSSER, Vilém. Fotokritik. 1984. In: KEMP, W. und AMELUNXEN, H. V. Theorie der Fotografie. München: Schirmer und Mosel, 2006. Komplett in einen Band. p. 49-64.
FLUSSER, Vilém. Für eine Philosophie der Fotografie. 1989. In: KEMP, W. und AMELUNXEN, H. V. Theorie der Fotografie. München: Schirmer und Mosel, 2006. Komplett in einen Band. p. 190-194.
HUCHET, Stéphane. Prefácio à edição brasileira: Passos e caminhos de uma teoria da arte. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998. p. 7-23.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Fotografía y abstracción. In: RIBALTA, Jorge (Ed.). Efecto real: debates posmodernos sobre fotografia. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
MALLARMÉ, Stéphane. Tarde dum fauno e Um lance de dados. Tradução de Armando Silva Carvalho. Lisboa: Relógio D’Água, 2007.
MÜLLER-POHLE, Andreas. Interfaces: Foto+Video 1977-1999. Katalogbuch der Ausstellung. Hrsg. Von Hubertus von Amelunxen. Göttingen: European Photography, 1999.
MÜLLER-POHLE, Andreas. Disponível em: http://www.muellerpohle.net. Acesso em: 10 out. 2014.
WIESING, Lambert. Artifizielle Präsenz: Studien zur Philosophie des Bildes. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2005. p. 9-16; 81-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Isabel Florêncio-Pape (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).