Théâtres minuscules: poésie contemporaine et éthique / Tiny Theaters: Contemporary Poetry and Ethics
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.3.87-96Palavras-chave:
poésie contemporaine, théâtralité, éthique, contemporary poetry, theatricality, ethics.Resumo
Résumé: Ce travail interroge les possibilités éthiques ouvertes par um rapprochement entre la poésie et le théâtre. À la confluence de ces deux pratiques, une certaine écriture contemporaine configurerait un minuscule théâtre de l’éthique, capable d’ouvrir la scène de la pensée à un autre inconnu, à venir.
Mots-clés: poésie contemporaine; théâtralité; éthique.
Abstract: This paper interrogates the ethical possibilities open by a look which takes poetry and theater together. At the confluence of those practices, a certain contemporary writing could appear as a tiny theater of ethics, able to open up the scene of thought to an unknown other, to come.
Keywords: contemporary poetry; theatricality; ethics.
Downloads
Referências
AGACINSKI, Sylviane et al. Mimesis des articulations. Paris: Aubier-Flammarion, 1975.
ARTAUD, Antonin. Le Théâtre et son double. Paris: Gallimard, 1964.
AZEVEDO, Carlito. Monodrama. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
BAKHTINE, Mikhail. Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard, 1978.
DEGUY, Michel. Arrêts fréquents. Paris: Métailié, 1990.
DEGUY, Michel. L’Énergie du désespoir ou d’une poétique continuée par tous les moyens. Paris: P.U.F., 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Postulats de la linguistique. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix.Mille plateaux: capitalisme et schizophrénie. Paris: Minuit, 1980.v. 2. p. 95-139.
DERRIDA, Jacques. Le Théâtre de la cruauté et la clôture de la représentation. In: DERRIDA, Jacques. L’Écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967. p. 341-368.
DERRIDA, Jacques. La Dissémination. Paris: Seuil, 1972.
DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx: l’état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle internationale. Paris: Galilée, 1993.
DERRIDA, Jacques. Voyous: deux essais sur la raison. Paris: Galilée, 2003.
ELSON, Cristopher. Anthropomorphose: l’humanisme dans la poétique de Michel Deguy. Littérature, Paris, n. 114, p. 93-106, juin 1999.
GLEIZE, Jean-Marie. Sorties. Lyon: Questions Théoriques, 2009. (Forbidden Beach).
MACIEL, Maria Esther. Teatro de palavras: Mallarmé, Octavio Paz e Fernando Pessoa. Agulha: Revista de Cultura, Fortaleza; São Paulo, n. 18-19, nov.- dez. 2001.Disponível em: www.revista.agulha.nom.br/ag18maciel.htm. Acesso em: 7 abr. 2015.
MALLARMÉ, Stéphane. L’Action restreinte. In: MALLARMÉ, Stéphane. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1945, p. 369-373.
MALLARMÉ, Stéphane. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1945.
MALLARMÉ, Stéphane. Préface à Un Coup de dés. In: MALLARMÉ, Stéphane. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1945, p. 355-356.
MEDEIROS, Sérgio. Figurantes. São Paulo: Iluminuras, 2011.
NOVARINA, Valère. Discours aux animaux. Paris: P.O.L., 1987.
NOVARINA, Valère. L’Animal du temps. Paris: P.O.L., 1993.
NOVARINA, Valère. L’Inquiétude. Paris: P.O.L., 1993.
NOVARINA, Valère. L’Acte inconnu. Paris: P.O.L., 2007.
NOVARINA, Valère. L’Envers de l’esprit. Paris: P.O.L., 2009.
QUINTANE, Nathalie. Formage. Paris: P.O.L., 2003.
QUINTANE, Nathalie. Les Quasi-Monténégrins suivi de Deux frères. Paris: P.O.L., 2003.
RIMBAUD, Arthur.Œuvres complètes: correspondance. Paris: R. Laffont, 1992.
TRUDEL, Jean-Sébastien. Dieu est la chose: une écriture théo-tauto-logique. In: TREMBLAY, Nicolas (Dir.). La bouche théâtrale: études de l’œuvre de Valère Novarina. Québec: XYZ Éditeur, 2005. p. 101-114.
SÜSSEKIND, Flora. A imagem em estações: observações sobre “Margens” de Carlito Azevedo. In: Pedrosa, Celia; Alves, Ida. Subjetividades em devir: estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p. 63-81.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Paula Glenadel Leal (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).