Garrincha sob a ótica do herói: uma análise de “Alegria do Povo” e “Estrela Solitária”
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.195-211Palavras-chave:
Garrincha, Ruy Castro, Joseph Campell, Joaquim Pedro de Andrade, jornada do heróiResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as narrativas presentes no documentário Garrincha, alegria do povo (1963, direção de Joaquim Pedro de Andrade) e a biografia Estrela solitária – um brasileiro chamado garrincha (1995, Ruy Castro), estabelecendo uma comparação entre as trajetórias do futebolista Mané Garrincha retratadas nestas duas obras e a estrutura da Jornada do Herói de Joseph Campbell, um dos mais renomados estudiosos da mitologia universal. As reflexões propostas visam analisar a possibilidade de enquadramento do atleta no âmbito do mito, o que se dá pela verificação da passagem de Garrincha pelo núcleo Separação–Iniciação–Retorno do monomito, percurso padrão da aventura mitológica do herói, uma figura predestinada a superar desafios e a realizar feitos grandiosos.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Mitologias. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CAMPBELL, Joseph. Mito e transformação. São Paulo: Ágora, 2008.
CASTRO, Ruy. Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
ELIADE, Mircea. Aspectos do mito. Lisboa: Edições 70, 1989.
GARRINCHA, alegria do povo. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Produção: Armando Nogueira e Luiz Carlos Barreto. Rio de Janeiro: Produções Cinematográficas Herbert Richers, Produções Cinematográficas Luiz Carlos Barreto, 1963. VHS (61 min.), 35 mm.
MELO, Victor Andrade de. Garrincha x Pelé: futebol, cinema, literatura e a construção da identidade nacional. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 281-295, out.-dez. 2006.
O ÍDOLO Mané Garrincha. Estádio Nacional de Brasília, [s.d.]. Disponível em: http://estadionacionaldebrasilia.com/o-idolo-mane-garrincha/. Acesso em: 1 jul. 2016.
RUBIO, Katia. O atleta e o mito do herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 José Carlos Marques, Bruno Navarini Rosa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).