Ángel González: verbo hecho carne, verbo hecho piedra
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.225-240Palavras-chave:
Ángel González, écfrase, poesía y arte, José HernándezResumo
Nuestra propuesta de discusión se ubica en el cruce entre la discusión acerca del concepto de las “artes hermanas” y la percepción de que la poesía de Ángel González retoma algunas de sus cuestiones especialmente en dos poemas pinzados del conjunto de su obra: “Palabras desprendidas de pinturas de José Hernández” (Procedimientos narrativos, 1972) y “El Cristo de Velázquez” (Prosemas o menos, 1985).
Downloads
Referências
CLÜVER, Claus. Quotation, Enargeia, and the Functions of Ekphrasis. In: ROBILLARD, Valerie; JONGENEEL, Els (Ed.). Pictures into Words: Theoretical and Descriptive Approaches to Ekphrasis. Amsterdam: Free UP, 1998. p. 35-52.
GONZÁLEZ GARCÍA, Ángel. Ópera (1971). In: GONZÁLEZ GARCÍA, Ángel. José Hernández. Madrid: Ediciones Turner, 1978. p. 79.
GONZÁLEZ, Ángel. Otoños y otras luces. Barcelona: Tusquets Editores, 2001.
GONZÁLEZ, Ángel. Palabra sobre palabra. Barcelona: Seix Barral, 1997.
MAKRIS, Mary. Collage as Metapoetry in Ángel González’s “Palabras desprendidas de pinturas de José Hernández”. Anales de la Literatura Española Contemporánea, Boulder, Colorado, v. 18, n. 1-2, p. 157-172, 1993.
MAKRIS, Mary. Intertextualidad, discurso y ékfrasis en “El Cristo de Velázquez” de Ángel González. In: DEBICKI, Andrew P.; UGALDE, Sharon Keefe (Ed.). En homenaje a Ángel González: ensayos, entrevistas y poemas. Boulder, Colorado: Society of Spanish and Spanish-American Studies, 1991. p. 73-83.
MARTÍNEZ, José Enrique. Música y pintura en la poesía de Ángel González. Prosemas – Revista de Estudios Poéticos, Oviedo, n. 1, p. 127-151, 2014.
PAYERAS GRAU, María. Palabras desprendidas de las artes plásticas. In: PAYERAS GRAU, María. El sueño de la realidad: poesía y poética de Ángel González. Madrid: La página ediciones, 2009. p. 117-120.
RIFFATERRE, Michael. La ilusión de la écfrasis. In: MONEGAL, A. (Org.). Literatura y pintura. Madrid: Arco Libros, 2000. p. 161-183.
SÁNCHEZ-HARGUIDEN, Ángel. José Hernández: “En mis cuadros reflejo la constancia temática de la historia”. El País, 8 nov. 1978. Disponible en: http://elpais.com/diario/1978/11/08/cultura/279327605_850215.html. Acceso en: 18 ago. 2015.
VELÁZQUEZ, Diego de. El Cristo crucificado. Óleo sobre lienzo, 248 x 169 cm. Hacia 1632. Madrid: Museo del Prado. Disponible en: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/cristo-crucificado/72cbb57e-f622-4531-9b25-27ff0a9559d7. Acceso en: 14 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Margareth dos Santos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).