Ángel González: verbo hecho carne, verbo hecho piedra
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.225-240Palavras-chave:
Ángel González, écfrase, poesía y arte, José HernándezResumo
Nuestra propuesta de discusión se ubica en el cruce entre la discusión acerca del concepto de las “artes hermanas” y la percepción de que la poesía de Ángel González retoma algunas de sus cuestiones especialmente en dos poemas pinzados del conjunto de su obra: “Palabras desprendidas de pinturas de José Hernández” (Procedimientos narrativos, 1972) y “El Cristo de Velázquez” (Prosemas o menos, 1985).
Downloads
Referências
CLÜVER, Claus. Quotation, Enargeia, and the Functions of Ekphrasis. In: ROBILLARD, Valerie; JONGENEEL, Els (Ed.). Pictures into Words: Theoretical and Descriptive Approaches to Ekphrasis. Amsterdam: Free UP, 1998. p. 35-52.
GONZÁLEZ GARCÍA, Ángel. Ópera (1971). In: GONZÁLEZ GARCÍA, Ángel. José Hernández. Madrid: Ediciones Turner, 1978. p. 79.
GONZÁLEZ, Ángel. Otoños y otras luces. Barcelona: Tusquets Editores, 2001.
GONZÁLEZ, Ángel. Palabra sobre palabra. Barcelona: Seix Barral, 1997.
MAKRIS, Mary. Collage as Metapoetry in Ángel González’s “Palabras desprendidas de pinturas de José Hernández”. Anales de la Literatura Española Contemporánea, Boulder, Colorado, v. 18, n. 1-2, p. 157-172, 1993.
MAKRIS, Mary. Intertextualidad, discurso y ékfrasis en “El Cristo de Velázquez” de Ángel González. In: DEBICKI, Andrew P.; UGALDE, Sharon Keefe (Ed.). En homenaje a Ángel González: ensayos, entrevistas y poemas. Boulder, Colorado: Society of Spanish and Spanish-American Studies, 1991. p. 73-83.
MARTÍNEZ, José Enrique. Música y pintura en la poesía de Ángel González. Prosemas – Revista de Estudios Poéticos, Oviedo, n. 1, p. 127-151, 2014.
PAYERAS GRAU, María. Palabras desprendidas de las artes plásticas. In: PAYERAS GRAU, María. El sueño de la realidad: poesía y poética de Ángel González. Madrid: La página ediciones, 2009. p. 117-120.
RIFFATERRE, Michael. La ilusión de la écfrasis. In: MONEGAL, A. (Org.). Literatura y pintura. Madrid: Arco Libros, 2000. p. 161-183.
SÁNCHEZ-HARGUIDEN, Ángel. José Hernández: “En mis cuadros reflejo la constancia temática de la historia”. El País, 8 nov. 1978. Disponible en: http://elpais.com/diario/1978/11/08/cultura/279327605_850215.html. Acceso en: 18 ago. 2015.
VELÁZQUEZ, Diego de. El Cristo crucificado. Óleo sobre lienzo, 248 x 169 cm. Hacia 1632. Madrid: Museo del Prado. Disponible en: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/cristo-crucificado/72cbb57e-f622-4531-9b25-27ff0a9559d7. Acceso en: 14 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Margareth dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).