Entre dissonâncias e subversões: a experimentação formal nas narrativas de ferréz e Claudio Galperin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.13-28Palavras-chave:
experimentação formal, Ferréz, Claudio GalperinResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o deslocamento e a subversão dos conceitos mais tradicionais de gêneros literários, a partir dos contos “Pega ela”, de Ferréz, e “Justiça”, de Claudio Galperin. As questões levantadas analisam a potencialidade da experimentação formal de ambas as narrativas, procurando estabelecer relação de mediação com a realidade social em que foram produzidas. Por meio de diálogos dissonantes, a estrutura de “Pega ela” possibilita novas maneiras de pensar o modo narrativo dramático ao mimetizar a estrutura rítmica do rap, gerando ambiguidades e rejeições a convenções e formas. Do mesmo modo, “Justiça” aponta para a fragmentação narrativa que, ao fundir mecanismos e recursos expressivos ligados ao texto dramático e ao cinema, fraturam os constructos espaciais e temporais. No conjunto, tais estratégias convergem para a temática da violência na literatura brasileira contemporânea, na medida em que potencializam descontinuidades e rupturas como força criativa da ficção desses autores.
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