Cartografias translimiares: linhas de fuga do migrante na literatura
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.157-176Palavras-chave:
Paloma Vidal, linhas de fuga, literatura, cartografiaResumo
O ensaio franqueia a reflexão do texto literário como espaço onde se desdobram as cartografias do pensamento transfronteiriço, da narrativa Algum lugar, de Paloma Vidal, apontando como são mapeadas algumas linhas de fuga do sujeito migrante e suas estratégias para viver e figurar outras experiências de humanidade e cidadania através do narrar entre e desde as redes translimiares na literatura-devir.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERND, Zilá. Metáfora. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 269-284.
BERND, Zilá. Planejando o futuro das relações literárias interamericanas. In: BERND, Zilá (Org.). Escrituras híbridas: estudos em literatura comparada interamericana. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998. p. 10-27.
BERND, Zilá. Variações. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis. 2010. p. 389-403.
BESSIÉRE, Jean. Centro, centros: novos modelos literários. In: WEINHARDT, Marilene; CARDOZO, Maurício Mendonça (Org.). Centro, centros: Literatura e Literatura Comparada em discussão. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. p. 13-35.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.
BOUVET, Rachel. Percurso. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis. 2010. p. 317-332.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARVALHAL, Tania. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2003.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte, Editora UFMG, 2009.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
COUTINHO, Eduardo. Da transversalidade da Literatura Comparada. In: WEINHARDT, Marilene; CARDOZO, Maurício Mendonça (Org.). Centro, centros: Literatura e Literatura Comparada em discussão. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. p. 203-220.
CURY, Maria Zilda. De orientes e relatos. In: SANTOS, Luis Alberto Brandão; PEREIRA, Maria Antonieta (Org.). Trocas culturais na América Latina. Belo Horizonte: Pós-Lit/FALE/UFMG; Nelan/FALE/UFMG, 2000. p. 165-178.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2006.
DERRIDA, Jacques. Torres de babel. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
GLISSANT, Edouard. Introdução à poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1990.
HOISEL, Evelina. Silviano Santiago e seus múltiplos. In: CUNHA, Eneida Leal (Org.). Leituras críticas sobre Silviano Santiago. Belo Horizonte; São Paulo: Editora da UFMG; Editora da Fundação Perseu Abramo, 2008. p. 143-169.
HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora: um estudo sobre a humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.
PIGLIA, Ricardo. Entrevista com Ricardo Piglia. In: PEREIRA, Maria Antonieta; SANTOS, Luis Alberto Brandão (Org.). Palavras ao sul: seis escritores latino-americanos contemporâneos. Belo Horizonte: FALE/Autêntica, 1999. p. 59-65.
PORTO, Maria Bernadette. Habitar a diáspora: representações do imaginário da distância em textos literários contemporâneos. Aletria, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 119-129, 2012.
SAID, Edward. A representação do colonizado: os interlocutores da antropologia. In: SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 114-136.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio. In: SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 46-60.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 237-280, out. 2002.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias. São Paulo: EDUSP, 1997.
SOUZA, Eneida Maria de. A teoria em crise. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 63-74.
SOUZA, Eneida Maria de. Nem samba nem rumba. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 153-160.
SOUZA, Eneida Maria de. O espaço nômade do saber. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 37-44.
SOUZA, Eneida. Teorizar é metaforizar. In: CECHINEL, André (Org.). O lugar da teoria literária. Florianópolis: EdUFSC; Criciúma: Ediunesc, 2016. p. 217-224.
SOUZA, Raquel. Memória e imaginário. In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis. 2010. p. 247-268.
VIDAL, Paloma. Algum lugar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
VIEIRA, Nelson H. Fora do Brasil: globalização e deslocamento na literatura brasileira contemporânea – migração transnacional e luto cultural. In: CHIARELLI, Stefania; NETO, Godofredo de Oliveira (Org.). Falando com estranhos: estrangeiro na literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. p. 40-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Amilton Queiroz, Simone Souza Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).