Do passado como futuro da crítica: “competência performativa” e “formas de escrita” nos Estudos Literários
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.97-116Palavras-chave:
crítica, tradição, competência performativa, formas de escrita, método-como-jogo, formação estéticaResumo
A partir da clássica reflexão metacrítica de Northrop Frye na “Introdução polêmica” à sua Anatomia da crítica (1957), na qual o autor defende uma concepção de “crítica como ciência” contra a concepção de “crítica como literatura”, voltamo-nos para a recente reflexão metacrítica de Ottmar Ette em SaberSobreViver: a (o)missão da filologia (2015), na qual o autor propõe uma “história especializada das formas de escrita” nos Estudos Literários que efetue “uma perspectivação crítica de sua tradição”, visando à sua “reinvenção”. Relendo, em contraste com a leitura de Ette, as considerações metodológicas de Erich Auerbach em Mimesis (1946), apresentamos a concepção de método-como-jogo como inerente à “competência performativa” a ser promovida por uma nova formação estética (Bildung) no tempo presente.
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Referências
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