Do passado como futuro da crítica: “competência performativa” e “formas de escrita” nos Estudos Literários

Autores

  • Nabil Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.97-116

Palavras-chave:

crítica, tradição, competência performativa, formas de escrita, método-como-jogo, formação estética

Resumo

A partir da clássica reflexão metacrítica de Northrop Frye na “Introdução polêmica” à sua Anatomia da crítica (1957), na qual o autor defende uma concepção de “crítica como ciência” contra a concepção de “crítica como literatura”, voltamo-nos para a recente reflexão metacrítica de Ottmar Ette em SaberSobreViver: a (o)missão da filologia (2015), na qual o autor propõe uma “história especializada das formas de escrita” nos Estudos Literários que efetue “uma perspectivação crítica de sua tradição”, visando à sua “reinvenção”. Relendo, em contraste com a leitura de Ette, as considerações metodológicas de Erich Auerbach em Mimesis (1946), apresentamos a concepção de método-como-jogo como inerente à “competência performativa” a ser promovida por uma nova formação estética (Bildung) no tempo presente.

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Biografia do Autor

Nabil Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Letras, mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Literatura na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador de Licenciaturas do Instituto de Letras da UERJ. Líder do grupo de pesquisa interinstitucional "Retorno à Poética: imagologia, referenciação, genericidade". Organizou "A crítica literária e a função da teoria: reflexão em quatro tempos" (2016) e coorganizou "Variações sobre o romance" (2016), "Variações sobre o romance II" (2018) e "Imagens de Fausto: história, mito, literatura" (2017). Pela sua tese, "O evento comparatista: na história da crítica / no ensino de literatura", recebeu o Prêmio UFMG de Teses, em 2014, e o Prêmio ANPOLL de Teses, em 2016. Seu projeto "Ensino de literatura e desenvolvimento da competência crítica: uma 'terceira via' didático-pedagógica" foi premiado pela Fundação Carlos Chagas como a melhor experiência educativa inovadora realizada por docente de Licenciatura em 2014. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, conferido pela Sub-Reitoria de Graduação da UERJ. Pesquisa e produção na área de Letras: Teoria da Literatura, História da Crítica, Ensino de Literatura.

Referências

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Araújo, N. (2019). Do passado como futuro da crítica: “competência performativa” e “formas de escrita” nos Estudos Literários. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(3), 97–116. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.97-116

Edição

Seção

Dossiê – Teoria e Crítica Literária no Tempo Presente