Sequestrados pela história
O mercador de Veneza, George Tabori e a memória do Holocausto
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.21947Palavras-chave:
Shakespeare, O mercador de Veneza, memória, Holocausto, George TaboriResumo
O artigo considera O mercador de Veneza, de Shakespeare, uma obra singularmente transformada pelos eventos do Holocausto, sendo frequentes as encenações em que ela se torna pretexto para recordar aqueles acontecimentos. Discute-se a peça como arquivo de trauma, para refletir sobre sua possibilidade de testemunhar as atrocidades cometidas na guerra. Para esse fim, examinam-se perspectivas variadas do conceito de trauma e suas representações, apoiando-se nas incursões de Giorgio Agamben pela aporia do testemunho. Vale-se, além disso, da noção de testemunho como um ato performativo de fala, segundo as ideias de Shoshana Felman. Finalmente, o artigo examina três adaptações distintas da peça, realizadas na segunda metade do século XX por George Tabori (1914-2007), dramaturgo e diretor judeu húngaro.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2011.
AGAMBEN, Giorgio. Remnants of Auschwitz. Translated by Daniel Helle-Roazen. New York: Zone Books, 1999.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: Formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
BERRY, Ralph. The Merchant of Venice. In: OCCHIOGROSSO, Frank (ed.). Shakespeare in Performance: A Collection of Essays. Newark: University of Delaware Press, 2003. p. 46-57.
COLE, Tim. Selling the Holocaust from Auschwitz to Schindler: How History is Bought, Pachaged and Sold. New York: Routledge, 2000.
DIEDRICH, Antje. “The Grey and the Coloured Truth”: Memory and Post-Memory in George Tabori’s Plays. Journal of Literature and Trauma Studies, Lincoln, v. 3, n. 1, p. 1-21, 2014. DOI: https://doi.org/10.1353/jlt.2014.0017. Available at: https://muse.jhu.edu/article/581055. Date of access: 10 Sept. 2018.
FEINBERG, Anat. Embodied Memory: The Theatre of George Tabori. Iowa City: University of Iowa Press, 1999.
FELMAN, Shoshana. Testimony: Crises of Witnessing in Literature, Psychoanalysis, and History. New York/London: Routledge, 1992.
HOROWITZ, Arthur. Shylock after Auschwitz: The Merchant of Venice on the Post Holocaust Stage – Subversion, Confrontation and Provocation. Journal for Cultural and Religious Theory, Denver, v. 8, n. 3, p. 7-19, 2007.
KENNEDY, Dennis. Looking at Shakespeare. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
RIEFF, David. The United States Museum of Holocaust Kitsch. Foreign Policy, Washington, DC, 14 abr. 2016. Available at: http://foreignpolicy.com/2016/04/14/the-united-states-museum-of-holocaust-kitsch/. Date of access: 10 Feb. 2018.
SCHÜLTING, Sabine. Evoking the Holocaust in George Tabori’s Productions of The Merchant of Venice. In: SHAPIRO, Michael; NAHSHON, Edna (ed.). Wrestling With Shylock: Jewish Responses to The Merchant of Venice. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. p. 224-242. DOI: https://doi.org/10.1017/9780511845789.011.
SELLIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.
SHAKED, Gershon. The play: gateway to cultural dialogue. In: SCOLNICOV, Hanna; HOLLAND, Peter Holland (ed.). The Play out of Context: Transferring Plays from Culture to Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 7-21.
SHAKESPEARE, William. A Midsummer Night’s Dream. Edited by Madeleine Doran. In: HARBAGE, Alfred (ed.). The Complete Pelican Shakespeare. New York: Viking Penguin, 1977. p. 146-174.
SHAKESPEARE, William. Romeo and Juliet. Edited by John Hankins. In: HARBAGE, Alfred (ed.). The Complete Pelican Shakespeare. New York: Viking Penguin, 1977. p. 823-854.
SHAKESPEARE, William. The Merchant of Venice. Edited by John Drakakis. London: Arden Shakespeare, 2010. (The Arden Shakespeare. Third Series).
SHAPIRO, James. Shylock the Jew on Stage: Past and Present. Shofar, v. 4, n. 2, p. 1-11, 1986. Available at: http://www.jstor.org/stable/42940755. Date of access: 2 May 2020.
SILVERSTONE, Catherine. Shakespeare, Trauma and Contemporary Performance. New York: Routledge, 2011. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203862940.
WORTHEN, W. B. Disciplines of the Text: Sites of Performance. In: BIAL, Henry (ed.). The Performance Studies Reader. London/New York: Routledge, 2004. p. 10-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Clara Versiani Galery (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).