Da arte como ciência à morte da poesia
Hermann Broch em diálogo com o pensamento científico em The Sleepwalkers (1931-1932) e The Death of Virgil (1945)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.22090Palavras-chave:
Hermann Broch, Os sonâmbulos, A morte de Virgílio, pensamento científicoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os contatos e diálogos que o escritor austríaco Hermann Broch estabeleceu entre a literatura e o pensamento científico na primeira metade do século XX. No seu romance de estreia, The Sleepwalkers [Die Schlafwandler] (1931-1932), é possível identificar leituras, alusões e proximidades com pensadores como Max Weber, Walter Benjamin e Hannah Arendt, que sugerem a incorporação na literatura do saber científico e filosófico. De modo diverso, em sua última obra ficcional, The Death of Virgil [Der Tod des Vergil], publicada em 1945, Broch parece questionar ou mesmo duvidar da importância da literatura como forma de reflexão sobre a contemporaneidade. Este artigo, ao priorizar a produção inicial do escritor, procura acompanhar como Broch incorporava, no romance, considerações de ordem filosófica, científica e religiosa, ao refletir sobre o tempo no qual se inseria.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Men in Dark Times. New York: A Haverst Book, 1970.
ARENDT, Hannah. The Achievement of Hermann Broch. The Kenyon Review, Gambier, OH, v. 11, n. 3, p. 476-483, Summer, 1949.
BENJAMIN, Walter. Selected Writings. Cambridge; London: The Belknap Press of Harvard University Press, 1999. v. 2 (1927-1934).
BROCH, Hermann. Geist and Zeitgeist: Six Essays by Hermann Broch. Translated by John Hargraves. New York: Counterpoint, 2002.
BROCH, Hermann. The Death of Virgil. Translated by Jean Starr Untermeyer. New York: The Grosset & Dunlap, 1965.
BROCH, Hermann. The Sleepwalkers. Translated by Willa and Edwin Muir. San Francisco: North Point Press, 1985.
CANETTI, Elias. The Play of the Eyes. Ney York: Farrar Straus Giroux, 1987.
CANTINHO, Maria João. Hermann Broch: o poeta relutante. Revista de História das Ideias, Coimbra, n. 34, p. 475-490, maio 2003. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-8925_24_14
CASSIRER, Sidonie. Broch’s Early Writings. PMLA, [S.l.], v. 75, n. 4 p. 453-462, 1960. DOI: https://doi.org/10.2307/460608
COSTA LIMA, Luiz. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HARDIN JR., James N. The Theme of Salvation in the Novels of Hermann Broch. PMLA, [S.l.], v. 85, n. 2, p. 219-227, 1970. DOI: https://doi.org/10.2307/1261396
HARRINGTON, Austin. Hermann Broch as a reader of Max Weber: Protestantism, rationalization and the “disintegration of values”. History of the Human Sciences, [S.l.], v. 19, n. 4, p. 1-18, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0952695106069665
HEROLD, Thomas. The Paradox of Time in Hermann Broch’s Die Schlafwandler. Oxford German Studies, Oxford, v. 43, n. 2, p. 156-171, 2014. DOI: https://doi.org/10.1179/0078719114Z.00000000055
LACAPRA, Dominick. History & Criticism. Ithaca; London: Cornell University Press, 1985.
LEPENIES, Wolf. As três culturas. São Paulo: Edusp, 1996.
LOOS, Adolf. Ornament and crime. In: CONRADS, Ulrich (ed.). Programs and Manifestoes on 20th-Century. Cambridge: The MIT Press, 1971. p. 19-24.
OSTERLE, Heinz. Die Schlafwandler: Revolution and Apocalypse. PMLA, [S.l.], v. 86, n. 5, p. 946-958, 1971. DOI: https://doi.org/10.2307/461078
WEBER, Max. The Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism. Translated by Talcott Parsons. London; New York: Routledge, 2005. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203995808
WEIDNER, Daniel. Neither here nor there – Hermann Broch’s Writing in Exile. Yearbook for European Jewish Literature Studies, Berlin, v. 2, issue 1, p. 171-194, 2015. DOI: https://doi.org/10.1515/yejls-2015-0011
ZIOLKOWSKI, Theodore. Hermann Broch and Relativity in Fiction. Wisconsin Studies in Contemporary Literature, Madison, v. 8, n. 3, p. 365-376, 1967. DOI: https://doi.org/10.2307/1207193
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Eduardo Wright Cardoso (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).