“Misterioso reino”
Fitzcarraldo, feminismo e teoria pós-colonial
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.29098Palavras-chave:
literatura comparada, filosofia feminista, teoria pós-colonial, mímica colonial, FitzcarraldoResumo
O artigo parte da discussão sobre a literatura comparada na obra de Gayatri Spivak (2003), Death of a Discipline, para elaborar um modo de leitura de perto tipicamente feminista e pós-colonial, motivado por saberes parciais e localizados e uma ativa relação com o texto lido. Uma vez formulado e impelido ao encontro da teoria pós-colonial, este modo de leitura nos ajudará a recontar a história de Fitzcarraldo, filme de Werner Herzog, especialmente através da perspectiva dos índios que, resistentes ao contato com outros povos, surpreendentemente ajudam Fitzcarraldo a navegar e tornam-se indispensáveis na sua jornada. A junção dos conceitos transdisciplinares propostos pelo feminismo com a abordagem necessariamente política da teoria pós-colonial permite a este artigo criar e aprofundar-se no “reino misterioso” que Herzog menciona no diário escrito durante as filmagens.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Vita activa: la condizione umana. Milano: Tascabili Bompiani, 2004.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
CAVARERO, Adriana. Inclinazioni: Critica della rettitudine. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2013.
FITZCARRALDO. Direção: Werner Herzog. Munich: Werner Herzog Filmproduktion, 1982. 1 DVD (157 min.), color., 35mm.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Volume secondo. Torino: Einaudi, 2014.
GREENBLATT, Stephen. Marvelous Possessions: the Wonder of the New World. Chicago: The University of Chicago Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226525181.001.0001.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Tradução: Mariza Corrêa. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 07-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 20 jan. 2021.
HARAWAY, Donna. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham and London: Duke University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11cw25q.
HARAWAY, Donna. The Companion Species Manifesto: Dogs, People, and Significant Otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2003.
HERZOG, Werner. Conquista do inútil. Tradução: Renata Dias Mundt. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MORETTI, Franco. Conjeturas sobre a literatura mundial. Tradução: José Marcos Macedo. Novos Estudos CEBRAP, v. 3, n. 58, São Paulo, p. 173-181, nov. 2000. Disponível em: http://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2017/05/04_conjeturas_sobre_a_literatura.pdf.zip. Acesso em: 20 jan. 2021.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. An aesthetic education in the era of globalization. New York: Columbia University Press, 2012.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Death of a Discipline. New York: Columbia University Press, 2003.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Harlem. Social Text, v. 22, n. 4, p. 113-139, Winter 2004. DOI: https://doi.org/10.1215/01642472-22-4_81-113.
STENGERS, Isabelle; DESPRET, Vinciane. Women Who Makes a Fuss: The Unfaithful Daughters of Virginia Woolf. Minneapolis: Univocal Publishing, 2014.
WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own and Three Guineas. London: Collins Classics, 2014.
WOOLF, Virginia. Um quarto que seja seu. Tradução: Maria Emília Ferros Moura. Colecção Fecunditas. Lisboa: Veja, 1978. Título original: A Room of One’s Own.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina Correia dos Santos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).