Becos sem gentileza da memória
espaços, urgências e carências em romances de Evaristo e Ntshingila
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.36822Palavras-chave:
espaço e lugar, deslocamento, suspensão, escassez, Evaristo, NtshingilaResumo
Neste texto, nos debruçamos sobre os romances Becos da memória (2020), da brasileira Conceição Evaristo, e Sem gentileza (2016), da sul-africana Futhi Ntshingila, que trazem uma relação marcante entre personagens e os espaços por eles ocupados. A abordagem privilegia o estudo das ideias de suspensão e escassez, que são caras aos referidos romances, e encontra respaldo na geografia humanística, em especial na distinção que essa teoria oferece para os termos espaço e lugar (TUAN, 2005; 2013), para aplicar tais noções ao estudo de excertos das referidas obras de ficção. Nossa análise aponta que o espaço-lugar da favela se coloca como um elemento determinante e definidor nas vidas e nas (im)possibilidades daqueles que nela vivem, relacionando-se diretamente com a escassez, a urgência e a suspensão no modo de viver reativo dos personagens.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia de Leão. Rio de Janeiro: 34, 1996. v. 3.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2020.
EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2011.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.
GARCÍA CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Tradução de Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. 4. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
NTSHINGILA, Futhi. Sem gentileza. Tradução de Hilton Lima. Porto Alegre: Dublinense, 2016.
PARANHOS, Ana Lúcia S. Des(re)territorialização. In: BERND, Zilá (org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010. p. 147-166.
SEM GENTILEZA e a resistência das mulheres de Futhi Ntshingila. Nonada, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.nonada.com.br/2016/08/sem-gentileza-e-a-resistencia-das-mulheres-de-futhi-ntshingila-2/. Acesso em: 16 abr. 2021.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 2013.
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janice, Aline (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).