Riso e crítica social no romance Europastraße 5 de Güney Dal
Palavras-chave:
Güney Dal, Europastraße 5, comicidade, poderResumo
Publicado em 1981, o romance Europastraße 5 de Güney Dal representa um importante documento para a construção de um imaginário ficcional sobre a literatura alemã do pós-guerra. Com foco na representação de imigrantes turcos, o romance encena a relação entre grupo dominante e minoritário, com interesse especial na confluência entre comicidade e poder. Com base no conceito de comicidade como mecanização (Bergson) e no conceito de riso como potencial de subversão (Bakhtin), este artigo deseja analisar duas esferas da interação social: num primeiro passo, o encontro com diferentes formas de autoridade, na sequência, a representação do espaço de trabalho. Nas duas esferas, o riso se insere na tradição da crítica social.
Downloads
Referências
AKGÜNDÜZ, Ahmet. Germany’s Recruitment of Workers From Turkey, 1960–1973 – Some remarks. International Migration, v. 59, p. 234–237, 2021.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1987.
BARTL, Andrea. Die deutsche Komödie: Metamorphosen des Harlekin. Stuttgart: Reclam Verlag, 2009.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHAPIN, Wesley D. The Turkish Diaspora in Germany. Diaspora: A Journal of Transnational Studies, v. 5, n. 2, p. 275-301, 1996.
DAL, Güney. Europastraße 5. München: Piper Verlag, 1990.
EHRKAMP, Patricia. Placing Identities: Transnational Practices and Local Attachments of Turkish Immigrants in Germany. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 31, n. 2, p. 345-364, 2005.
ENGEL, Manfred. Der Process. In: ENGEL, Manfred; AUEROCHS, Bernd (eds.). Kafka-Handbuch. Leben – Werk – Wirkung. Stuttgart/Weimar: J. B. Metzler Verlag, 2010, p. 192-207.
GRAY, Richard T.; GROSS, Ruth V.; GOEBEL, Rolf J.; KOELB, Clayton. A Franz Kafka Encyclopedia. Westport/London: Greenwood Press, 2005.
GREINER, Bernhard. Die Komödie. Tübingen: Francke Verlag, 1992.
KIL, Wolfgang; SILVER, Hilary. From Kreuzberg to Marzahn. New Migrant Communities in Berlin. German Politics & Society, v. 24, n. 4, p. 95-121, 2006.
NAIL, Thomas. Borders, Migrants, and Writing. Konturen, v. 11, p. 152-173, 2020.
POKRYWKA, Rafal. Zwischen Stigmatisierung und Normalität. Positionen interkultureller Autor_innen im literarischen Feld (Kim, Flašar, Rabinovici, Stavarič). Studia Germanica Posnaniensia, v. 40, p. 101-114, 2019.
REISOĞLU, Mert Bahadir. The Impossibility of Return: Güney Dal and the Exilic Condition. Konturen, v. 11, p. 83-99, 2020.
RITCHIE, David. Frame-Shifting in Humor and Irony. Metaphor and Symbol, v. 20, n. 4, p. 275-294, 2005.
SARR, Mouhamed. De la littérature des travailleurs immigrés à la littérature des migrants: analyse d’un changement de perspective au plan formel et thématique dans la literature allemande à l’exemple de « Bitte nix Polizei. Eine Kriminalerzählung » (1983) d’Aras Ören et « Unter die Deutschen gefallen. Erfahrungen eines Afrikaners » (1992) de Chima Oji. Tese (Doutorado) – Curso de Literatura Alemã, Université Cheikh Anta Diop de Dakar, Dakar, 2019.
ŞEN, Faruk. The Historical Situation of Turkish Migrants in Germany. Immigrants & Minorities: Historical studies in ethnicity, migration and diaspora, v. 22, n. 2 & 3, p. 208-227, 2003.
ŞÖLÇÜN, Sargut. Literatur der türkischen Minderheit. In: CHIELLINO, Carmine (ed.). Interkulturelle Literatur in Deutschland. Stuttgart: J.B. Metzler Verlag, 2000, p. 135-152.
YANO, Hisashi. Migrationsgeschichte. In: CHIELLINO, Carmine (ed.). Interkulturelle Literatur in Deutschland. Stuttgart: J.B. Metzler Verlag, 2000, p. 1-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dionei Mathias (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).