Erich Auerbach e a “História das opiniões” sobre Dante no Romantismo Alemão
Palavras-chave:
Erich Auerbach, Dante Alighieri, Divina Comédia, Romantismo alemão, Filologia RomânicaResumo
Em „Entdeckung Dantes in der Romantik” (1929), Erich Auerbach conduziu uma “história das opiniões” sobre Dante na Alemanha, defendendo a hipótese que, no Romantismo, teriam surgido as primeiras leituras unitárias mais fundamentais da Divina Comédia. A seu ver, a origem da história dantesca remontaria a Giambattista Vico e a autores consagrados do Sturm und Drang, algo curioso se pensarmos nas tradições precedentes, desconsideradas pelo filólogo em seu texto. A razão deste silenciamento, argumenta-se, seria a condução de uma disputa pela construção de um projeto teórico próprio, pautado no reestabelecimento da historicidade dos textos poéticos ante a proposta estilística de separação entre esses domínios.
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. Dante als Dichter der irdischen Welt. Berlim: De Gruyter, 2001.
AUERBACH, Erich. Entdeckung Dantes in der Romantik. Deutsche Vierteljahrsschrift für Literaturwissenschaft und Geistesgeschichte, v. 7, p. 682-692, 1929.
AUERBACH, Erich. A descoberta de Dante no Romantismo. In: AUERBACH, Erich. Ensaios de Literatura Ocidental. Organização de Davi Arrigucci Jr. e Samuel Titan Jr. Tradução de Samuel Titan Jr. e José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Ed. 34, 2007. p. 289-302.
BENZMANN, Hans. Dante in Deutschland. Berliner Börsen-Zeitung, n. 401, p. 4, 28 august 1921. (Kunst und Wissenschaft).
BOUTERWEK, Friedrich. La Divina Commedia di Dante. FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994. p. 35-59.
DIMASSA, Daniel. Wir Haben Keine Mythologie: Dante’s Commedia and the Poetics of Early German Romanticism. 2014. Dissertation (Doctorate in Philosophy) – University of Pennsylvania, Philadelphia, 2014.
FRIEDERICH, Werner Paul. Dante’s fame abroad, 1350-1850: the influence of Dante Alighieri on the poets and scholars of Spain, France, England, Germany, Switzerland, and the United States. A survey of the present state of scholarship. Roma: Edizioni Di Storia e Letteratura, 1950
FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994.
GOETHE, Johann. Wolfgang. Sobre a arquitetura alemã [1772]. In: GOETHE, Johann. Wolfgang. Escritos sobre a Arte. Introdução, tradução e notas de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Humanitas: Imprensa Oficial, 2005. p. 35-46.
GOTTSCHED, Johann Christoph. Die Deutsche Schaubühne. Leipzig: Verlegts Bernhard Christoph Breitkopf, 1730.
HEGEL, George Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. v. IV. Tradução Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2004.
HERDER, Johann Gottfried. Von Deutscher Art und Kunst. Hamburg: [s. n.], 1773.
MANSEN, Mirjam. Denn auch Dante ist unser! Tübingen: Max Niemeyer verlag, 2003.
MERBACH, Paul Alfred. Dante in Deutschland. Dante-Jahrbuch, v. 5, p. 140-165, 1920.
REIS, Patrícia. Dante como Poeta da Unidade. Erich Auerbach e a Dantologia alemã dos anos 1920-1930. Orientador: Henrique Estrada Rodrigues. 2021. 198p. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SCARTAZZINI, Giovanni Andrea. Dante in Germania: storia letteraria e bibliografia dantesca alemanna. Napoli: Ulrico Hoelpi Editore Libraio, 1881
SCHELLING, Friedrich W. J. Contro Bouterwek. In: FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994a. p. 60-63.
SCHELLING, Friedrich W. J. Dante sotto l’aspetto filosófico. In: FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994b. p. 25-34.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Über Dante und die göttliche Komödie. In: BÜRGER, Gottgried August (Hrsg.). Akademie der schönen Redekünste, v. 1, parte 3, 1791. p. 239-301.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Dantes Hölle. In: SCHILLER, Friedrich (Hrsg.). Die Hören. Tübingen: Cotta, 1795–97. 1. Jg. (1795), 3. Stück, p. 22–29, 4. Stück, p. 31–49, 8. Stück, p. 35-74.
SCHLEGEL, A. W. Ugolino aus Dantes Hölle. In: BECKER, G. G. (Hrsg.) Taschenbuch zum geselligen Vergnügen. Leipzig, 1813. p. 156-177.
VOLTAIRE, François-Marie Arouet. Oeuvres complètes de Voltaire. Paris: Garnier Frères, Libraires-Éditeurs, 1878. v. 18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Reis (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).