Ações extensionistas em saúde bucal na rede pública de ensino de Belo Horizonte, MG, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2019.55.e14Palavras-chave:
Adolescente, Criança, Promoção da saúde, Relações comunidade-instituição, Saúde bucalResumo
Objetivo: A escola mostra-se como um ambiente favorável para a divulgação e compartilhamento de informações sobre saúde. Este estudo objetivou relatar as ações extensionistas promovidas pelo Projeto “Promoção de Saúde Bucal” em duas escolas públicas de Belo Horizonte/MG.
Métodos: Um total de 105 escolares com idade entre 8 e 15 anos participaram do estudo. A equipe do projeto foi constituída por alunos e professores da UFMG. Foram realizadas três intervenções com informações educativas sobre saúde bucal. Os escolares responderam a um questionário para avaliar seus hábitos diários e conhecimentos sobre saúde bucal, antes e após as intervenções. Foram realizadas análises descritivas, testes de McNemar e de Wilcoxon (p < 0,05).
Resultados: As intervenções foram capazes de melhorar o conhecimento e atitudes dos escolares sobre saúde bucal. Em relação à primeira avaliação, houve uma redução significativa na quantidade relatada de creme dental colocada na escova dentes (p < 0,001). Além disso, os escolares passaram a utilizar o fio dental com maior frequência, houve redução na frequência da ingestão de doces e menor interesse em utilizar piercings e aparelhos ortodônticos falsos.
Conclusão: As atividades extensionistas resultaram em maior conhecimento dos escolares sobre saúde bucal e ressaltam a necessidade de continuidade das ações para que bons hábitos de saúde sejam sedimentados.
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