Interesse de profissionais e estudantes de odontologia em um aplicativo móvel para cálculo de dosagens de medicamentos para uso em odontopediatria
DOI:
https://doi.org/10.35699/2178-1990.2024.48577Palavras-chave:
Odontopediatria, Farmacologia, Aplicativo móvel, InvençõesResumo
Objetivo: Este estudo buscou avaliar o interesse de estudantes de odontologia, clínicos e professores em um aplicativo móvel para calcular dosagens de medicamentos para uso em Odontopediatria.
Métodos: A pesquisa transversal envolveu uma amostra aleatória de estudantes de odontologia pediátrica de graduação e pós-graduação, odontopediatras clínicos e professores. Inicialmente, os participantes assistiram a um vídeo sobre uma versão inicial do aplicativo. Em seguida, eles responderam a um questionário sobre sua experiência clínica, rotina de cálculos e interesse no aplicativo. Análises descritivas foram realizadas.
Resultados: Dos 41 participantes (20 estudantes, 10 clínicos e 11 professores), 87,8% reconheceram a necessidade de ajustar as doses de medicamentos usados em Odontopediatria, mas apenas 56,1% se sentiam confiantes para fazê-lo. Quase um quinto dos participantes (19,5%) admitiu erros na prescrição de medicamentos para pacientes odontopediátricos. Após verem as funcionalidades do aplicativo, 92,7% o consideraram relevante, e 87,8% demonstraram interesse na versão completa.
Conclusão: A conclusão é que o aplicativo é relevante, necessário e de interesse para o público-alvo, indicando potencial para investimento e desenvolvimento completo.
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