Avaliação do cimento resinoso autoadesivo como tampão cervical para clareamento interno

Autores

  • Wesley Hemerich da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rony de Jesus Batista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Manoelito Ferreira Silva Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0001-8837-5912
  • Luiz Gustavo Dias Daroz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Batitucci dos Santos Daroz Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e02

Resumo

Objetivo: Avaliar capacidade seladora de um cimento resinoso autoadesivo como tampão cervical para clareamento interno.

Métodos: Quarenta incisivos inferiores bovinos recém-extraídos foram tratados endodonticamente. Após 72 horas, foi realizada a desobturação parcial do canal radicular para confecção de tampão cervical dividido em quatro grupos aleatório (n = 40), cada um contento dez amostras (n = 10), com os seguintes materiais: cimento resinoso autoadesivo, cimento resinoso adesivo, cimento de óxido de zinco sem eugenol com presa por água e cimento de ionômero de vidro quimicamente ativado (grupo controle). Após 24 horas de presa dos materiais, os elementos dentais foram submetidos ao clareamento interno com perborato de sódio misturado com água destilada pelo período de 7 dias em câmara umidificadora a 37 ºC. Posteriormente, o material clareador foi removido e um corante (fucsina básica 0,5%) foi colocado no interior da câmara pulpar, sendo renovado de 8 em 8 horas, pelo período de 24 horas. Os elementos dentais foram seccionados no sentido longitudinal em máquina de corte para avaliação quantitativa em um microscópio óptico sob aumento de 20x. O grau de penetração do corante foi analisado ao longo do tampão cervical (topo até base).

Resultados: Não houve diferença significativa entre os materiais tamponantes utilizados (p = 0,5997).

Conclusão: O cimento resinoso autoadesivo apresentou baixo grau de infiltração, sendo uma opção de material alternativo com finalidade de tampão cervical.

Descritores: Cimentos Dentários, Infiltração dentária, Clareamento dental, Endodontia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-10

Como Citar

da Silva, W. H., Batista , R. de J., Silva Junior, M. F., Daroz, L. G. D., & dos Santos Daroz , C. B. (2021). Avaliação do cimento resinoso autoadesivo como tampão cervical para clareamento interno. Arquivos Em Odontologia, 57, 8–16. https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e02

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)