Avaliação do conhecimento prévio e adquirido sobre cárie dentária em graduandos de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Autores

  • Cláudia Batitucci dos Santos Daroz Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Grazielly Fernandes Santos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Manoelito Ferreira Silva Junior Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Rosângela Simonelli Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Maria José Gomes Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Luiz Gustavo Dias Daroz Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2016.52.1.02

Resumo

Objetivo: Avaliar conhecimento prévio e adquirido sobre cárie dentária de graduandos em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Material e Métodos: Este estudo exploratório teve como grupo amostral (N = 121) acadêmicos de Odontologia do 1o ao 8o períodos. Um questionário sobre os conhecimentos prévios e adquiridos sobre cárie dentária foi aplicado aos estudantes. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva (frequências absolutas e relativas) e analítica (testes qui-quadrado e McNemar; p < 0,05). Resultados: Foi observado que quanto ao conceito da cárie dentária, 52,9% adquiriram de 1ª a 4ª séries, e 31,4% de 5ª a 8ª séries. Maior parte do conhecimento obteve-se da graduação em Odontologia (38,8%), da casa/família (28,1%) e dentista particular (13,2%). Os alunos afirmaram que o conhecimento foi aplicado na prática diária (90,1%) e melhorou a própria saúde bucal (95,0%). Foi observada diferença significativa nas respostas quanto à consequência da cárie dentária e necessidade de restauração entre alunos do início do curso (1º período) e do meio e final do curso (4º e 8º períodos) (qui-quadrado; p < 0,05). No entanto, não houve diferença estatística entre os alunos do 4º e 8º períodos. Quanto ao conhecimento sobre cárie dentária dos acadêmicos do 4º período “antes” e “após’’ a inserção no curso de Odontologia, observou-se melhora estatisticamente significante após o ingresso na faculdade (McNemar; p < 0,05). Conclusão: Estudantes passaram adquirir conhecimento efetivo sobre cárie dentária somente após ingressarem na faculdade, tornando-se evidente após o 4º período do curso. Houve relevância das informações coletadas com prática de saúde bucal.
Descritores: Cárie dentária. Educação em saúde bucal. Autocuidado.

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Biografia do Autor

Cláudia Batitucci dos Santos Daroz, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Departamento de Prótese Dentária. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil.

Grazielly Fernandes Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Curso de Odontologia, UFES, Vitória-ES, Brasil.

Manoelito Ferreira Silva Junior, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Saúde Coletiva), Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Rosângela Simonelli, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, UFES, Vitória-ES, Brasil.

Maria José Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Departamento de Prótese Dentária, UFES, Vitória-ES, Brasil.

Luiz Gustavo Dias Daroz, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Departamento de Prótese Dentária, UFES, Vitória-ES, Brasil.

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Publicado

2016-09-27

Como Citar

Daroz, C. B. dos S., Santos, G. F., Silva Junior, M. F., Simonelli, R., Gomes, M. J., & Daroz, L. G. D. (2016). Avaliação do conhecimento prévio e adquirido sobre cárie dentária em graduandos de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Arquivos Em Odontologia, 52(1). https://doi.org/10.7308/aodontol/2016.52.1.02

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