Educação odontológica e Sistema de Saúde brasileiro

práticas e percepções de estudantes de graduação

Autores

  • Yuri Wanderley Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba
  • Renata de Oliveira Cartaxo Universidade Federal da Paraíba
  • Wilton Wilney Nascimento Padilha Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Formação de recursos humanos, Educação em Odontologia, Sistema Único de Saúde

Resumo

A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) direcionou a saúde pública brasileira para ações preventivas, humanizadas e integrais. Novas práticas de saúde exigem novas práticas na formação de profissionais. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de acordo com os interesses profissionais e a atuação no SUS. Utilizou-se uma abordagem indutiva, com procedimento estatístico-comparativo e técnica de observação direta extensiva, a partir de questionário. Do universo de 344 estudantes matriculados em Odontologia, retirou-se uma amostra de 172 alunos (nível de confiança de 95%). Para 65,1%, o SUS se propõe a oferecer ações baseadas em atendimento integral, humanizado e voltado para as necessidades reais da população (77,3%), Observou- se correlação estatística (p<0,05) entre o período de graduação e a percepção dos estudantes de que as atividades práticas são suficientes ao exercício profissional (correlação negativa) e de que a formação em Odontologia na UFPB direciona para o trabalho no SUS (correlação positiva). A formação foi considerada adequada às práticas do SUS, destacando-se a ênfase na formação humanista e na vivência no sistema. Já a formação para as especialidades clínicas foi avaliada insuficiente.

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Publicado

2016-05-10

Como Citar

Cavalcanti, Y. W., Cartaxo, R. de O., & Padilha, W. W. N. (2016). Educação odontológica e Sistema de Saúde brasileiro: práticas e percepções de estudantes de graduação. Arquivos Em Odontologia, 46(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3549

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