Educação em saúde bucal na visão de acadêmicos de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.2.06Resumo
Objetivo: Analisar a visão dos acadêmicos do último ano do Curso de Odontologia sobre Educação em Saúde Bucal. Materiais e Métodos: A pesquisa, quanti-qualitativa, aborda aspectos relacionados com
o entendimento dos acadêmicos sobre Educação em Saúde Bucal, o valor que atribuem a essa prática no âmbito escolar, bem como a importância da participação de atividades em outros cenários de práticas na formação. Resultados: Apesar de os acadêmicos reconhecerem a importância dos Programas de Educação em Saúde Bucal no âmbito escolar e também de sua participação nessas atividades, sua percepção sobre o que é “Educação em Saúde Bucal” é reducionista e centrada na doença. Conclusão: Sabe-se que tais fatos encontrados são reflexos e consequências de todo um contexto estabelecido na formação universitária. Tornase necessário, então, um profundo repensar de prática por parte de todos os formadores desses profissionais, para que possam desenvolver metodologias que privilegiem a Educação em Saúde em suas práticas de ensino.
Descritores: Educação em saúde. Odontologia. Saúde bucal. Estudantes de Odontologia.
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