Educação em saúde bucal na visão de acadêmicos de Odontologia

Autores

  • Karina Tonini dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Antonio Carlos Pacheco Filho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.2.06

Palavras-chave:

Educação em saúde, Odontologia, Saúde bucal, Estudantes de Odontologia

Resumo

Objetivo: Analisar a visão dos acadêmicos do último ano do Curso de Odontologia sobre Educação em Saúde Bucal.

Materiais e Métodos: A pesquisa, quanti-qualitativa, aborda aspectos relacionados com o entendimento dos acadêmicos sobre Educação em Saúde Bucal, o valor que atribuem a essa prática no âmbito escolar, bem como a importância da participação de atividades em outros cenários de práticas na formação.

Resultados: Apesar de os acadêmicos reconhecerem a importância dos Programas de Educação em Saúde Bucal no âmbito escolar e também de sua participação nessas atividades, sua percepção sobre o que é “Educação em Saúde Bucal” é reducionista e centrada na doença.

Conclusão: Sabe-se que tais fatos encontrados são reflexos e consequências de todo um contexto estabelecido na formação universitária. Torna- se necessário, então, um profundo repensar de prática por parte de todos os formadores desses profissionais, para que possam desenvolver metodologias que privilegiem a Educação em Saúde em suas práticas de ensino.

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Santos, K. T. dos, Filho, A. C. P., & Garbin, C. A. S. (2016). Educação em saúde bucal na visão de acadêmicos de Odontologia. Arquivos Em Odontologia, 48(2). https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.2.06

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