Educação em saúde bucal na visão de acadêmicos de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2012.48.2.06Palavras-chave:
Educação em saúde, Odontologia, Saúde bucal, Estudantes de OdontologiaResumo
Objetivo: Analisar a visão dos acadêmicos do último ano do Curso de Odontologia sobre Educação em Saúde Bucal.
Materiais e Métodos: A pesquisa, quanti-qualitativa, aborda aspectos relacionados com o entendimento dos acadêmicos sobre Educação em Saúde Bucal, o valor que atribuem a essa prática no âmbito escolar, bem como a importância da participação de atividades em outros cenários de práticas na formação.
Resultados: Apesar de os acadêmicos reconhecerem a importância dos Programas de Educação em Saúde Bucal no âmbito escolar e também de sua participação nessas atividades, sua percepção sobre o que é “Educação em Saúde Bucal” é reducionista e centrada na doença.
Conclusão: Sabe-se que tais fatos encontrados são reflexos e consequências de todo um contexto estabelecido na formação universitária. Torna- se necessário, então, um profundo repensar de prática por parte de todos os formadores desses profissionais, para que possam desenvolver metodologias que privilegiem a Educação em Saúde em suas práticas de ensino.
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