Percepção infantil através de desenhos e caracterização verbal sobre o cirurgião-dentista
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2013.49.4.05Palavras-chave:
Odontologia, Criança, Relações dentista-pacienteResumo
Objetivo: A pesquisa teve como objetivo interpretar a percepção de crianças sobre o cirurgião-dentista por meio da análise de desenhos e caracterização verbal.
Materiais e Métodos: Um estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizado com 60 crianças entre 7 e 12 anos de idade em escola pública e privada. Os pais/responsáveis responderam um questionário sociodemográfico e as crianças foram entrevistadas para caracterização do cirurgião-dentista, tipo e frequência de atendimento odontológico. Além disso, foi solicitado que as crianças desenhassem à mão livre o cirurgião-dentista. A análise dos desenhos foi realizada por meio de um roteiro previamente validado e os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 13.0 sob a forma de estatística descritiva e inferencial (Teste Exato de Fisher e Qui-quadrado de Pearson) com nível de significância de 5%.
Resultados: Através da análise dos desenhos, a maioria das crianças apresentou uma impressão negativa do cirurgião-dentista (51,7%). De forma mais frequente, o cirurgião-dentista realizava procedimentos preventivos (71,7%), era amistoso (76,7%) e explicava os procedimentos a serem realizados nas crianças (79,4%), porém a maior parte das crianças não compreendia as explicações (53,8%), de acordo com a entrevista realizada com as crianças. Além disso, houve associação estatisticamente significativa apenas entre sexo masculino e imagem negativa do cirurgião-dentista (p = 0,009).
Conclusão: As crianças apresentaram uma impressão negativa do cirurgião- dentista e teve associação com o sexo masculino. Além disso, as crianças não compreendiam as explicações dos procedimentos, apesar da explicação prévia. Assim, torna-se necessário o planejamento de ações para desmistificação da imagem negativa do cirurgião-dentista e sensibilização dos profissionais sobre a psicologia aplicada para crianças.
Downloads
Referências
Bhatia S, Chadwick B. Behaviour management of anxious children. Dent Nurs. 2010; 6:88-92.
Davies EB, Buchanan H. An exploratory study investigating children’s perceptions of dental behavioural management techniques. Int J Paediatr Dent. 2013;23:297-309.
Massoni ACL, Ferreira JMS, Colares V, Duarte RC. Roteiro para interpretação de desenhos: facilitando a abordagem da criança no consultório odontológico. Arq Odontol. 2008;44:31-6.
Bottan ER, Oglio JD, Araújo SM. Ansiedade ao Tratamento Odontológico em Estudantes do Ensino Fundamental. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2007; 7:241-6.
Aminabadi NASL, Ghoreishizadeh A, Ghoreishizadeh M, Oskouei SG. Can drawing be considered a projective measure for children’s distress in paediatric dentistry? Int J Paediatr Dent. 2011;21:1-12.
Driessnack M. Children’s drawings as facilitators of communication: a meta-analysis. J Pediatr Nurs. 2005;20:415-23.
Looman WS. A developmental approach to understanding drawings and narratives from children displaced by Hurricane Katrina. J Pediatr Health Care. 2006;20:158-66.
Colares V, Arribas BS, Frei D, Lira MF. A percepção do dentista pela criança surda. Rev Fac Odontol Pernamb. 1999;17:33-40.
Colares V, Santos MF. Visão que a criança tem do dentista através da interpretação de desenhos. Rev ABO Nac. 2000;7:359-63.
Taani DQ, El-Qaderi SS, Abu Alhaija ES. Dental anxiety in children and its relationship to dental caries and gingival condition. Int J Dent Hyg. 2005;3:83-7.
Fioravante DP, Soares MRZ, Silveira JM, Zakir NSA. Análise funcional da interação profissional-paciente em odontopediatria. Estud Psicol. 2007;24:267-77.
Ferreira MA, Manso MC, Gavinha S. Ansiedade e fobia dentária: avaliação psicométrica num estudo transversal. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2008;49:77-86.
Ten Berge M, Veerkamp J, Hoogstraten J. Dentists behavior in response to child dental fear. J Dent Child. 1999;66:36-40.
Klingberg G, Broberg A. Dental fear / anxiety and dental behaviour management problems in children and adolescents: a review of prevalence and concomitant psychological factors. Int J Paediatr Dent. 2007;17:391-406.
Carrillo-Diaz M, Crego A, Romero-Maroto M. The influence of gender on the relationship between dental anxiety and oral health-related emotional well-being. Int J Paediatr Dent. 2013;23:180-7.
Wogelius P, Poulsen S, Sørensen T. Prevalence of dental anxiety and behaviour management problems among six to eight years old Danish children. Acta Odontol Scand. 2003;61:178-83.
Ramos-Jorge J, Marques LS, Homem MA, Paiva SM, Ferreira MC, Ferreira FO, et al. Degree of dental anxiety in children with and without toothache: prospective assessment. Int J Paediatr Dent. 2013;23:125-30.
Pavarino MG, Prette AD, Prette ZAP. Agressividade e empatia na infância: Um estudo correlacional com pré-escolares. Interação Psicol. 2005;9:215-25.
Ferreira JMS, Aragão AKR, Colares V. Técnicas de controle do comportamento do paciente infantil: revisão de literatura. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2009;9:247-51.
Fayle AS, Tahmassebi JF. Pediatric Dentistry in the new millennium: 2. Behavior management- helping children to accept dentistry. Dent Update. 2003;30:294-8.