Procedimentos de ensino adotados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

uma análise documental

Autores

  • Maria Inês Barreiros Senna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bianca Rückert Centro de Pesquisas René Rachou
  • Maria José Batista Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Simone Dutra Lucas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2015.51.3.02

Palavras-chave:

Ensino, Odontologia, Currículo, Metodologia

Resumo

Objetivo: Analisar os procedimentos de ensino citados pelos professores nos planos de ensino.

Material e Métodos: Trata-se de um estudo documental cujos dados foram coletados de abril a maio de 2015. Foram analisados 30 planos representando 53,6% das disciplinas obrigatórias, cuja seleção se deu por meio de sorteio. Os procedimentos de ensino foram agrupados em individuais e interativos, de acordo com a literatura da área de didática.

Resultados: Verificou-se que em 24 planos (80,0%) foram citados procedimentos de ensino individuais e interativos, destacando-se a aula expositiva com 96,7% e a discussão (53,3%), respectivamente. Observa-se uma pequena diversificação de procedimentos de ensino com uma concentração em procedimentos tradicionalmente já adotados no ensino superior.

Conclusão: A pouca diversidade das metodologias encontradas pode significar dificuldades dos professores no conhecimento das dinâmicas de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam que o planejamento didático deve se configurar como uma atividade permanente, pois implica em ação refletida do professor, de reelaboração de sua prática educativa.

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Publicado

2016-06-14

Como Citar

Senna, M. I. B., Rückert, B., Pinto, M. J. B., & Lucas, S. D. (2016). Procedimentos de ensino adotados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise documental. Arquivos Em Odontologia, 51(3). https://doi.org/10.7308/aodontol/2015.51.3.02

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