Conhecimento de alunos e professores sobre medidas ergonômicas

Autores

  • Ingrid Vanessa Pereira de Oliveira Faculdades Integradas de Patos
  • Maria Cleide Azevedo Braz Universidade Cruzeiro do Sul
  • Samara Cirilo Feitosa Urbano Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ítalo Cardoso dos Santos Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic
  • Ângela Toshie Araki Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2018.54.e09

Palavras-chave:

Doenças profissionais, Ergonomia, Saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento e a utilização de conceitos ergonômicos aplicados à Odontologia por discentes e docentes nas clínicas-escola de uma faculdade de Odontologia.

Métodos: Esse estudo investigou o universo de discentes matriculados em disciplinas clínicas (n=70) e respectivos docentes (n=23) do curso de Odontologia a respeito dos princípios ergonômicos utilizados na rotina clínica. Paralelamente foi pesquisada a incidência de sintomatologia dolorosa nos discentes por intermédio do questionário nórdico, The Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ), que é um instrumento de diagnóstico. A análise dos dados foi através do programa Statistical Package for the Social Sciences, realizada analítica e descritivamente. E a análise de associação entre as variáveis (Person).

Resultados: Com relação à sintomatologia dolorosa, os maiores percentuais de acometimento foram nas regiões da parte superior das costas com 23,5%, 7 dias precedentes a entrevista e pescoço com 22,6%, 12 meses precedentes a entrevista. A maioria dos docentes entrevistados (65,2%) respondeu satisfatoriamente ao conceito de ergonomia de acordo com a Associação Internacional de Ergonomia. Com relação às medidas preventivas utilizadas na disciplina, 56,5% responderam que não utilizam medidas preventivas com relação às doenças ocupacionais.

Conclusão: Pode-se concluir que o conceito de ergonomia entre os discentes participantes não foi completo e o mesmo conceito de ergonomia na percepção dos docentes, na maioria foi respondido de forma satisfatória.

 

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Oliveira, I. V. P. de, Braz, M. C. A., Urbano, S. C. F., Santos, Ítalo C. dos, & Araki, Ângela T. (2023). Conhecimento de alunos e professores sobre medidas ergonômicas. Arquivos Em Odontologia, 54. https://doi.org/10.7308/aodontol/2018.54.e09

Edição

Seção

Artigos