TRANSPORTE AUTOMOTIVO E DIMENSÕES SOCIOESPACIAIS DO CAPITALISMO NO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.29327/249218.8.8-13Palavras-chave:
Automobilismo, Modelos de transporte, Dimensões socioespaciais, Geografia dos transportesResumo
Este artigo investiga a evolução do transporte automotivo e suas relações com as dimensões socioespaciais do capitalismo no século 20. Seu principal achado foi a constatação de que o automobilismo, modelo adotado em vários países (como o Brasil), não se reproduziu com a mesma intensidade nos Estados Unidos (EUA), na Europa e no Japão. Nos EUA, com em outras partes do mundo, as empresas de transporte, de caráter privado pressionaram para que os governos locais assumissem e aprimorassem o sistema de transporte público. Neste sentido, a National City Lines representou uma saída fácil e barata. Em todo os lugares, frequentemente essas empresas adotavam tal alternativa. A eliminação dos bondes e sua substituição por ônibus foi colocada como uma necessidade para se evitar um colapso financeiro generalizado.