A educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial
Os desafios do ensino plural, entre integração, inclusão e direitos
DOI:
https://doi.org/10.29327/248949.22.22-1Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Inclusão e DireitosResumo
Resumo: Pretende-se neste trabalho refletir sobre um dos principais objetivos do artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) referente ao direito à educação, tendo em vista o acesso “tardio” de jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais ao ensino formal. A educação de jovens e adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino que busca garantir os direitos educativos às pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade considerada “correta” pelo senso comum, devido a diversas implicações da vida. Nessa perspectiva, é preciso chamar a atenção para a convergência entre as pluralidades que compreendem a EJA na contemporaneidade, pois é importante que a instituição escolar ofereça um currículo que abranja as diversidades de sujeitos inseridos nessa modalidade de educação e que forneça um espaço apto para atender às demandas de acessibilidade e inclusão. O interesse por esse tema parte de uma experiência com jovens e adultos na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Assim, por meio da elaboração de um caso pedagógico, oriundo de uma entrevista com um jovem especial matriculado na rede pública do município, busca-se evidenciar as perspectivas do aluno especial inserido na EJA e do professor na tentativa de incluir atividades que possam oferecer uma possibilidade de inclusão.