A educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial

Os desafios do ensino plural, entre integração, inclusão e direitos

Autores

  • Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz Universidade Federal de Minas Gerais / Doutorando em Geografia https://orcid.org/0000-0002-2489-7655
  • Warley Abelha de Moraes Professor na Rede Municipal de Belo Horizonte
  • Eduardo Rodrigues Ferreira Professor Adjunto na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba.

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.22.22-1

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Inclusão e Direitos

Resumo

Resumo: Pretende-se neste trabalho refletir sobre um dos principais objetivos do artigo 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) referente ao direito à educação, tendo em vista o acesso “tardio” de jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais ao ensino formal. A educação de jovens e adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino que busca garantir os direitos educativos às pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade considerada “correta” pelo senso comum, devido a diversas implicações da vida. Nessa perspectiva, é preciso chamar a atenção para a convergência entre as pluralidades que compreendem a EJA na contemporaneidade, pois é importante que a instituição escolar ofereça um currículo que abranja as diversidades de sujeitos inseridos nessa modalidade de educação e que forneça um espaço apto para atender às demandas de acessibilidade e inclusão. O interesse por esse tema parte de uma experiência com jovens e adultos na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Assim, por meio da elaboração de um caso pedagógico, oriundo de uma entrevista com um jovem especial matriculado na rede pública do município, busca-se evidenciar as perspectivas do aluno especial inserido na EJA e do professor na tentativa de incluir atividades que possam oferecer uma possibilidade de inclusão.

Biografia do Autor

  • Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais / Doutorando em Geografia

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Departamento de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) em regime cotutela. Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (2020). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2019), Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Extensão Lélia Gonzalez - (FURG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Resíduos Sólidos - (UEMG). Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia globais, circuitos da economia urbana, produção social do trabalho, narrativas do poder e espaço, políticas públicas de coleta seletiva, gestão integrada de resíduos sólidos, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos, economia do conhecimento. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br

  • Warley Abelha de Moraes, Professor na Rede Municipal de Belo Horizonte

    Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais( 2009), Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela Universidade de Ciências Sociais de Wenceslau Brás (2016), Pós Graduado em Gestão e Docência do Ensino Superior PUC Minas (2011), Pedagogo na Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos, e Professor na Rede Municipal de Belo Horizonte.

  • Eduardo Rodrigues Ferreira, Professor Adjunto na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba.

    Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2003), Campus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2007), Campus de Presidente Prudente. Doutor em Ciências: Programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo - USP. Professor Adjunto na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial: Os desafios do ensino plural, entre integração, inclusão e direitos. (2022). Cadernos Do Leste, 22(22). https://doi.org/10.29327/248949.22.22-1

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