TRAJETÓRIAS BASILARES EM DIREÇÃO A UM MODELO DE UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA

Autores

  • Fábio Dal-Soto Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Yeda Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Mats Benner Lund University

Palavras-chave:

universidade empreendedora, terceira missão acadêmica, universidade-indústria-governo

Resumo

O fenômeno da universidade empreendedora tem sido tema de importante debate e discussão em diferentes contextos econômicos e sociais, devido à necessidade de maior interação entre universidade, indústria e governo. Em função disso, várias universidades em diversas partes do mundo têm se engajado em um processo de transformação em direção a um novo modelo organizacional, com aderência a uma universidade mais empreendedora ou inovadora. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a trajetória percorrida pelas universidades estudadas em busca de um modelo de universidade empreendedora. Para isso, a técnica de estudo de casos múltiplos foi utilizada, tendo como campo empírico três universidades: duas no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e uma na Suécia, a Lund University (LU). Os resultados mostram que as universidades pesquisadas desenvolveram trajetórias baseadas nas atividades de pesquisa, as quais contribuíram significativamente para o incremento nas relações universidade-indústria-governo. Ao mesmo tempo, os três casos estudados evidenciam a importância da relação estreita com seu entorno de atuação na implementação da terceira missão acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Dal-Soto, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Doutor em Administração pela Unisinos e Reitor da Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Yeda Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Unisinos Business School. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos.

Mats Benner, Lund University

School of Economics and Management - LUSEM. PhD in Sociology and visiting professor at KTH-Royal Institute of Technology and King’s College.

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Dal-Soto, F., Souza, Y., & Benner, M. (2021). TRAJETÓRIAS BASILARES EM DIREÇÃO A UM MODELO DE UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20291

Edição

Seção

Artigos