TRAJETÓRIAS BASILARES EM DIREÇÃO A UM MODELO DE UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA
Palavras-chave:
universidade empreendedora, terceira missão acadêmica, universidade-indústria-governoResumo
O fenômeno da universidade empreendedora tem sido tema de importante debate e discussão em diferentes contextos econômicos e sociais, devido à necessidade de maior interação entre universidade, indústria e governo. Em função disso, várias universidades em diversas partes do mundo têm se engajado em um processo de transformação em direção a um novo modelo organizacional, com aderência a uma universidade mais empreendedora ou inovadora. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a trajetória percorrida pelas universidades estudadas em busca de um modelo de universidade empreendedora. Para isso, a técnica de estudo de casos múltiplos foi utilizada, tendo como campo empírico três universidades: duas no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e uma na Suécia, a Lund University (LU). Os resultados mostram que as universidades pesquisadas desenvolveram trajetórias baseadas nas atividades de pesquisa, as quais contribuíram significativamente para o incremento nas relações universidade-indústria-governo. Ao mesmo tempo, os três casos estudados evidenciam a importância da relação estreita com seu entorno de atuação na implementação da terceira missão acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.