O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM CONTEXTO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE REFLEXÃO?
Palavras-chave:
Formação Inicial de professores, PIBID, Desenvolvimento profissional docente, Reflexão.Resumo
O estudo descrito neste texto é um recorte de uma pesquisa de Pós-doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, que tem como objetivo produzir conhecimentos – referenciais acerca do desenvolvimento profissional de futuros professores no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Do referido Programa participam professores universitários, coordenadores dos projetos na universidade em que o PIBID é institucionalizado; professores em formação, estudantes de Graduação; e professores supervisores de escolas públicas da Educação Básica. Com base nos referenciais que fundamentam as pesquisas desenvolvidos pelos autores deste estudo, assume-se como desenvolvimento profissional docente o processo por meio do qual o professor desenvolve, entre outras competências, os conhecimentos ou saberes para o ensino; e a capacidade para refletir na e sobre a prática. Neste texto, tem-se a finalidade de discutir se o PIBID configura-se em contexto favorável ao desenvolvimento da capacidade de reflexão do futuro professor, neste caso, estudante de Pedagogia. Para tanto, analisou-se informações relativas às experiências vivenciadas por uma integrante no âmbito do Programa. Em termos de resultados, evidenciou-se, com base nas informações levantadas, analisadas e discutidas, que o PIBID, da forma como foi institucionalizado, trouxe implicações favoráveis ao processo de desenvolvimento da capacidade de reflexão pessoal e profissonal da professora, configurando-se contexto de desenvolvimento profissional. Ressalta-se, nesse processo, o papel central dos coordenadores, visto que eles são diretamente responsáveis pelo desenvolvimento profissional do professor em formação, em todas as suas vertentes, e no que diz respeito à qualidade da reflexão desenvolvida.
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