SER PROFESSOR, UMA CONSTRUÇÃO EM TRÊS ATOS:
FORMAÇÃO, INDUÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA
Palavras-chave:
Formação Docente, Entrada Profissional, Formação Continuada.Resumo
O artigo pretende refletir acerca da construção profissional do professor em três momentos, a saber: a formação inicial, a indução nos primeiros anos de exercício profissional e o desenvolvimento por meio da formação contínua. Nosso argumento inicial advém de uma investigação que teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores lotados em uma escola pública do município de Niterói/RJ, buscando perceber de que maneira a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação contribuía para o fortalecimento da educação em tempo integral. Partindo da literatura da área e da observação da prática da escola investigada, pudemos tecer percepções e olhares sobre a formação continuada e sua importância na composição do profissional docente. Realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com os teóricos de referência, como: Nóvoa (2019; 2018); Huberman (2013), Tardiff (2000), Gatti (2010). A pesquisa é de cunho qualitativo e insere-se no paradigma interpretativo que apresenta duas funções primárias: identificar por meio de conceitos um grupo de questões teórico e metodológicas e legitimar a investigação realizada por meio da validação por pares. Para o desenvolvimento metodológico, utilizamos as técnicas de análise documental, a organização de um protocolo que sintetiza os principais argumentos dos teóricos em seus textos, e trouxemos à discussão os resultados oriundos da RSL. Como achados da pesquisa, destacamos a necessidade de uma estruturação de tempos e espaços para que aconteçam os encontros formativos, a fim de criarmos momentos de troca que apresentem significados teóricos e práticos na reflexão individual e coletiva do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.