O HÍBRIDO ENERGIA ENUNCIADO POR PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
enunciados híbridos, dialogismo, conceitos cotidianos e científicos, ensino de energia.Resumo
Apoiados em Bakhtin, partimos da premissa de que, na vida social, os discursos são constituídos por diferentes vozes e por diferentes linguagens sociais e que essas vozes muitas vezes se fundem, se intercalam ou são imbricadas em enunciados híbridos. No contexto da educação em ciências, no que se refere ao conceito de energia, nos interessa investigar como a linguagem social da ciência escolar se relaciona com outras linguagens sociais que fazem parte da cultura de estudantes e professores. Analisamos interações verbais produzidas em grupos focais conduzidos pela problematização do conceito científico e cotidiano de energia por parte de licenciandos em Física e Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID. Nas interações produzidas, observamos a bivocalização de discursos por meio da construção de híbridos orgânicos e intencionais. Concluímos afirmando o conceito de híbridos intencionais como uma importante ferramenta de análise dos discursos que perpassam as salas de aula de ciências.Downloads
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