ESPACIALIDADE ESCOLAR, LEITURAS DE FOCO E DESLOCAMENTOS NA (DES) CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO

Autores

  • Alejandra María Castro Universidad Nacional de Córdoba

Palavras-chave:

Espaços escolares, produção do espaço, direito à educação e espacialidade escolar

Resumo

O espaço escolar é uma dimensão substantiva das formas e das culturas escolares que precisa ser abordadas em sua complexidade e nas (des)articulações com os processos pedagógicos, sociais e culturais das instituições escolares, as políticas educacionais e o contexto social. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, algumas perspectivas teórico-metodológicas e categorias analíticas com o propósito de ampliar e aprofundar esse conhecimento. Essas ferramentas foram construídas a partir das ciências sociais e, particularmente, da geografia crítica e pós-estruturalista, num processo que também incluiu intervenções e reflexões interdisciplinares entre pedagogos, arquitetos y designs industriais no âmbito de projetos de pesquisa na Universidade Nacional de XXXX. Na segunda parte do trabalho, essas categorias analíticas são articuladas e problematizadas com os processos de escolarização e levanta-se algumas reflexões e questionamentos relacionados aos desafios postos à ampliação do direito à educação considerando a dimensão espacial.

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Publicado

05-11-2021

Edição

Seção

ESPACIOS Y ARQUITECTURAS ESCOLARES

Como Citar

1.
ESPACIALIDADE ESCOLAR, LEITURAS DE FOCO E DESLOCAMENTOS NA (DES) CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO. edur [Internet]. 5º de novembro de 2021 [citado 24º de dezembro de 2025];37(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20854