A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”

Autores

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Wescley Dinali PPGE/UFJF

Resumo

Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, UFJF

Professor de História do C. A. João XXIII e do PPGE

Wescley Dinali, PPGE/UFJF

Mestre em Educação pelo PPGE/UFJF

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ferrari, A., & Dinali, W. (2023). A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006

Edição

Seção

Artigos