A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”

Autores/as

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Wescley Dinali PPGE/UFJF

Resumen

Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolas

Biografía del autor/a

  • Anderson Ferrari, UFJF
    Professor de História do C. A. João XXIII e do PPGE
  • Wescley Dinali, PPGE/UFJF
    Mestre em Educação pelo PPGE/UFJF

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”. (2023). Educação Em Revista , 28(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006