A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
Abstract
Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolasDownloads
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