O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário

Autores

  • Irlen Antônio Gonçalves CEFET-MG
  • Carla Simone Chamon CEFET-MG

Resumo

Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da educação profissional no âmbito das políticas públicas, em Minas Gerais entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação – Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos –, produzida entre os anos de 1892 a 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas de qualificar o trabalhador, mas também de ensiná-lo a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso aspirado pelas elites republicanas, as políticas públicas de educação profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.

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Biografia do Autor

Irlen Antônio Gonçalves, CEFET-MG

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história dos intelectuais, história da educação profissional, ensino técnico primário, práticas escolares e formação docente

Carla Simone Chamon, CEFET-MG

possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação brasileira, processo de escolarização em Minas Gerais, mulheres e educação, escolarização e mundo do trabalho, história do ensino profissional, intelectuais da educação, redes de sociabilidades.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gonçalves, I. A., & Chamon, C. S. (2023). O CONGRESSO MINEIRO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS: o ensino técnico primário. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21007

Edição

Seção

Artigos