Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar

Autores

  • Laura Noemi Chaluh UNESP - Univ Estadual Paulista

Resumo

Neste artigo, trago parte de minha experiência como professora de futuros professores de Matemática quando ministrei a disciplina “Didática” no ano de 2010. Socializo aqui algumas das práticas instituídas dentro desse contexto e que resgatam a potencialidade dos filmes e da escrita no processo formativo dos alunos. Problematizo a importância de “assistir juntos” a um filme, já que essa experiência estética possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação. Trago a voz dos meus alunos, documentada nos registros semanais elaborados por eles, para dizer das “marcas” que os filmes deixaram no percurso formativo de cada um deles como futuros professores de Matemática. Ao resgatar essa prática, enfatizo a importância de “educar o olhar” na busca pela constituição de um professor comprometido com uma educação e uma sociedade mais justa e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Noemi Chaluh, UNESP - Univ Estadual Paulista

Profa. Dra. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP – Univ Estadual Paulista (Rio Claro).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Chaluh, L. N. (2023). Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21014

Edição

Seção

Artigos