Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas

Autores

  • Laura Noemi Chaluh

Palavras-chave:

Formação;, Trabalho Coletivo;, Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo trata do trabalho desenvolvido por um grupo de formação instituído em uma escola de ensino fundamental da Rede Municipal de Campinas-SP, no período de 2004 a 2005, cujo objetivo foi a redefinição do trabalho com as classes de alfabetização. Uma das inquietações do grupo foi a não-aprendizagem de alguns dos alunos das primeiras séries no tempo que a escola seriada estipula. Em função disso, as professoras promoveram uma mudança significativa ao assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos dessas séries que precisavam de "outros tempos". Enfatizo, neste texto, a potencialidade do trabalho conjunto dessas professoras quando decidiram mudar a prática do reforço já instituída na escola, prática solitária professora-aluno. A prática coletiva do reforço estabeleceu novas formas de organização que possibilitaram aos alunos vivenciar o trabalho com outras professoras, bem como proporcionar-lhes a possibilidade de trocar olhares sobre um mesmo aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Chaluh, L. N. (2023). Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas. Educação Em Revista, 25(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.